CANOAS: Cerca de cinco mil pessoas já foram vacinadas contra gripe

Na primeira etapa, a meta da Prefeitura é vacinar 138.447 pessoas.

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

Desde a última segunda-feira (25), 27 Unidades de Saúde em Canoas estão aplicando a vacina contra o vírus da influenza, das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Conforme a Secretaria de Saúde de Canoas, aproximadamente cinco mil pessoas já receberam a vacina contra a gripe na cidade. “Nesses dois primeiros dias, a maior procura tem sido dos idosos. Porém, o movimento das crianças, que fazem parte dos grupos prioritários, ainda está baixo”, avalia a enfermeira Luciane Godoi Brum, da Diretoria de Imunologia

Nesta primeira etapa, a meta da Prefeitura é vacinar 138.447 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que são pessoas mais vulneráveis à doença, ou seja, idosos com 60 anos ou mais, crianças, de 6 meses de idade a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, entre outros. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha vai até 31 de maio. O Dia D contra a gripe está programado para 13 de abril, segundo sábado do próximo mês.

Moradoras do Centro, Enilza Moraes, 69 anos, e a mãe, Enedi de Mello, 89 anos, aproveitaram a primeira semana da campanha para receberem as doses. As duas receberam o atendimento na Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro. “Faz anos que faço a vacina da gripe. Ajuda muito para prevenir os problemas respiratórios”, destaca Enilza.

“A conscientização da população sobre a importância da campanha é fundamental. Mesmo pessoas vacinadas no ano anterior, precisam repetir a imunização, uma vez que os vírus sofrem constantes mutações, tornando necessária a atualização ao combate das novas cepas”, esclarece a enfermeira Luciane. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

A infecção respiratória causada pelo vírus da influenza pode se manifestar de maneira leve ou aguda. A estratégia de imunização tem como meta diminuir as complicações, as hospitalizações e as mortes na população. A vacina contra a influenza proporciona proteção durante o período de maior atividade do vírus, contribuindo para diminuir a gravidade da doença, reduzindo as hospitalizações e os óbitos.

Como a influenza e a Covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não protegidas, é importante que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a Covid-19.

Além da imunização, a Secretaria de Saúde recomenda o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades de saúde para diagnóstico e tratamento.

Conheça os grupos prioritários:

Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade); e indígenas dos seis meses aos nove anos de idade);
Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde);
Gestantes;
Puérperas;
Professores de todos os níveis;
Povos indígenas;
Populações Quilombolas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das forças armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;
Trabalhadores portuários;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Documentos Necessários

Documento com foto;
CPF;
Cartão de vacinas;
Documento que comprove o grupo em que se enquadra.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!