CANOAS: Saiba onde Prefeitura irá construir Hospital de Campanha para combater avanço da dengue

Atualmente a cidade contabiliza mais de 2 mil casos

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Para aliviar a carga de atendimento dos casos de dengue, a Prefeitura de Canoas anunciou que está planejada a instalação de um hospital de campanha adjacente à UPA Boqueirão, no bairro Estância Velha.

Os pacientes serão acolhidos e triados, visando reduzir a pressão sobre os serviços de atendimento no local. A região escolhida é a que apresenta o maior número de casos na cidade.

Atendimento para idosos

Além disso, haverá atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos que apresentem sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h. Essa medida visa retirar os idosos das filas das outras UPAs, garantindo um pronto atendimento no próprio local. Vale destacar que a UPA do Idoso é acessível por meio da linha de ônibus circular dos hospitais, facilitando o deslocamento dos pacientes até lá.

Ação rápida

O prefeito Jairo Jorge destaca a importância de garantir uma resposta ao aumento dos casos na cidade. “A população está sofrendo com a superlotação nas UPAs e precisa de respostas e de ação. Estamos trabalhando para que o canoense tenha o pronto atendimento. Por isto, a urgência em implantar um pacote de medidas que abrange tanto o combate da dengue através da prevenção quanto a ampliação dos atendimentos”, reforçou.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, reforça a necessidade de dar uma resposta para o grande número de casos de dengue na cidade. “Não podemos deixar a população desassistida. Definimos medidas que vão nos ajudar, já no curto prazo, a ter resultados imediatos, ampliando o acesso aos serviços de saúde, intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito e ofertando mais testes rápidos, além de um local adequado para acelerar o diagnóstico dos casos”, salienta.

Confira as 6 medidas anunciadas:

  • Implantação de um hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão, no bairro Guajuviras;
  • Ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, com dois médicos a mais em cada;
  • Atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos com sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h;
  • Compra de 40 mil testes rápidos e retomada da Central de Testagem junto à Estação Canoas;
  • Intensificação das ações diárias dos agentes de endemias e contratação de 15 novos profissionais;
  • Inauguração da UPA Niterói até o final de abril, com funcionamento das 7h às 23h.

Dengue em Canoas

Atualmente, Canoas registra 2.269 casos, sendo 2.259 autóctones e 10 importados. Os bairros com maior incidência são Estância Velha (862 casos), Guajuviras (432) e Nossa Senhora das Graças (180). A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a partir da eliminação da água armazenada em locais que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, galões de água.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!