O vocalista da banda de pagode Molejo, Anderson Leonardo, morreu hoje aos 51 anos em decorrência de um câncer inguinal. Ele foi diagnosticado com a doença em 2022.
LEIA TAMBÉM:
- Anderson Leonardo do Molejo morre de câncer aos 51 anos
- Mc é preso durante Operação “João de Barro” por vender “Iphones de argila”
Entenda o que é o câncer inguinal
O câncer inguinal recebe este nome por causa da região onde ele ocorre, conhecida popularmente como virilha. O câncer inguinal é todo câncer que se desenvolve nesta região. Este tipo de doença pode ter origem neste local ou se tratar de uma metástase.
Quando a doença se desenvolve na própria região da virilha, o mais comum é que seja um linfoma. Mas, também pode se tratar de um carcinoma basocelular, um melanoma ou, mais raramente, sarcomas que acometem o tecido conjuntivo. O tumor de Anderson Leonardo era de um tipo raro e já havia se espalhado pela região da virilha, pênis e ânus.
Quais os sintomas do câncer inguinal?
Nos primeiros estágios a doença não apresenta sintomas, porém, em estágios mais avançados, é possível notar o aparecimento de caroços na virilha, dores ao urinar, evacuar ou em relações sexuais. Outros sintomas são: suor noturno; Febre; Caroços no pescoço ou axilas; Coceira; Perda de peso e aumento do baço.
Diagnóstico e tratamento do câncer inguinal
O diagnóstico é feito por meio de biópsia do nódulo, para que um patalogista possa avaliar as características das células presentes e identificar se há ou não o câncer. O tratamento pode variar de acordo com o estágio da doença, mas a terapia indicada pode incluir quimioterapia, radioterapia ou cirurgia oncológica.