O governador Eduardo Leite, realizou uma live no início da tarde desta terça-feira (30) nas redes sociais, para atualizar a situação das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Nas últimas horas, de acordo com o governador, algumas cidades registraram mais de 300 milímetros.
Conforme o governador, há alerta de novos temporais e de inundações de rios nas próximas horas. Durante a transmissão, ele ressaltou que a população precisa buscar lugares seguros.
“As pessoas precisam se colocar em segurança, e saírem somente quando realmente for necessário. Se proteja e cuide da sua família. O estado deve enfrentar inundações severas por conta dos rios e da chuva constante”, afirma.
Além disso, Leite pontua que os órgãos estaduais estão de prontidão para atender a população. “Todas as equipes estão mobilizadas para esse momento, mas é impossível atender todas as cidades ao mesmo tempo. O helicóptero não está disponível por causa do mau tempo”, ressalta.
Chuvas no RS: Situação das aulas
Na transmissão, o governador informou que acionou a Secretaria Estadual de Educação para uma reunião. O objetivo é discutir o cancelamento das aulas nos próximos dias.
“Infelizmente o pior está por vir”
O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alertou para a intensificação da chuva no Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas. A informação foi confirmada durante entrevista para GZH.
Conforme Marcelo, a situação deve piorar nos próximos dias, onde os volumes de água podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões e alcançar até 300 milímetros em determinados pontos do Estado entre a madrugada da próxima quarta (1º) e tarde da próxima quinta-feira (2).
Por causa deste volume elevado de chuva aumenta o risco de enchentes e cheias. , com preocupações adicionais relacionadas à possibilidade de queda de granizo e raios. Algumas áreas do Rio Grande do Sul já registaram. São elas: Região Central e em cidades da Região Metropolitana e Fronteira Oeste, como Quaraí, onde já choveu 120 milímetros nos últimos dias.
LEIA MAIS
Quando o tempo deve melhorar?
De acordo com o INMET, a partir da próxima sexta-feira (3), a chuva deverá perder intensidade. Primeiramente, ela começa a se deslocar em direção a Santa Catarina, enquanto ainda se espera precipitação em menor escala em boa parte do Rio Grande do Sul. Além da chuva, o alerta do Inmet abrange a possibilidade de ventos fortes, granizo e ocorrência de raios.