18 C
Canoas
22 de dezembro de 2024

INMET emite novo alerta vermelho para tempestades nas próximas horas no Rio Grande do Sul

O alerta vermelho é válido até a manhã da próxima quinta-feira (2)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um novo alerta vermelho nesta quarta-feira (1°) para tempestades em todo o Rio Grande do Sul. Conforme a previsão, o volume total de chuva pode ultrapassar os 100 milímetros nas próximas horas.

De acordo com o órgão, há risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. O alerta vermelho, para o instituto, é sinal de grande perigo. Nas últimas horas, 104 cidades já foram impactadas pelas chuvas

Conforme Schneider, “a situação vai complicar no período da tarde e noite desta quarta-feira e madrugada de quinta-feira.”

O alerta vermelho é válido até a manhã da próxima quinta-feira (2). 

“Infelizmente o pior está por vir”

Schneider já havia alertado para a intensificação da chuva no Rio Grande do Sul.

Conforme Marcelo, a situação deve piorar nos próximos dias, onde os volumes de água podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões e alcançar até 300 milímetros em determinados pontos do Estado entre a madrugada desta quarta (1º) e tarde da próxima quinta-feira (2).

Por causa deste volume elevado de chuva aumenta o risco de enchentes e cheias, com preocupações adicionais relacionadas à possibilidade de queda de granizo e raios. Algumas áreas do Rio Grande do Sul já registaram. São elas: Região Central e em cidades da Região Metropolitana e Fronteira Oeste, como Quaraí, onde já choveu 120 milímetros nos últimos dias.

INMET emite novo alerta vermelho para o Rio Grande do Sul: Quando o tempo deve melhorar?

De acordo com o INMET, a partir da próxima sexta-feira (3), a chuva deverá perder intensidade. Primeiramente, ela começa a se deslocar em direção a Santa Catarina, enquanto ainda se espera precipitação em menor escala em boa parte do Rio Grande do Sul. Além da chuva, o alerta do Inmet abrange a possibilidade de ventos fortes, granizo e ocorrência de raios.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!