Conforme já havia sido anunciado pela Força Aérea Brasileira (FAB), a Base Aérea de Canoas passará a receber voos comerciais regulares. Por dia, serão cinco viagens. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, as companhias Azul, Gol e Latam já manifestaram interesse em disponibilizar voos para Canoas.
Porém, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9), ele não informou se será possível decolar da Base Aérea para outros aeroportos. Ainda, conforme o ministro, a Fraport (empresa que administra o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre) será a responsável pela administração aeroportuária.
A concessionária terá que instalar raio-x e escadas para desembarque das aeronaves. Por isso, ainda não há uma previsão de quando começarão as operações. Além disso, Costa Filho ressaltou que o local seguirá sendo utilizado como ponto de recebimento de doações.
Alternativas para voltar ao EstadoAs companhias aéreas vão realizar 116 voos extras para o Interior do Rio Grande do Sul (veja a lista de terminais abaixo). O objetivo é reforçar voos regionais para transportar mais passageiros. Os voos vão partir de Congonhas, Viracopos e Guarulhos em São Paulo e do Afonso Pena em Curitiba.
Aeroportos que vão receber voos extrasCAXIAS DO SUL – 25 VOOS SEMANAISPASSO FUNDO – 16 VOOS SEMANAIS PELOTAS – 5 VOOS SEMANAIS URUGUAIANA – TRÊS VOOS SEMANAISSANTO NGELO – DOIS VOOS SEMANAISSANTA MARIA – DOIS VOOS SEMANAIS