17.7 C
Canoas
21 de junho de 2024

Mais de 80% de Canoas foi atingida pela enchente

Atualmente, cerca de 20 mil moradores estão em abrigos

Um levantamento feito pela Prefeitura de Canoas aponta que 80% da cidade foi atingida pela enchente. Atualmente, cerca de 20 mil moradores estão em abrigos. 

Canoas atingida pela enchente: Estado anuncia ajuda

O prefeito de Canoas e o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, se reuniram na última terça-feira (14). No encontro, Souza garantiu o apoio do Estado, por meio de recursos para o aluguel social e para a instalação de casas provisórias.

“Canoas é o município gaúcho que mais está recebendo abrigados, não só canoenses, mas moradores de outras cidades da região. Por isso, vamos garantir toda a ajuda possível. Com recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, vamos disponibilizar valores para que a Prefeitura entregue vouchers à população atingida, para que possam alugar provisoriamente imóveis”, frisa Souza ao relatar que no Vale do Taquari, durante a enchente de 2023, foi beneficiada pela mesma estratégia.

Além da reunião, Jairo Jorge e Gabriel Souza visitaram o Centro Olímpico Municipal (COM) no bairro Igara. O espaço é um dos pontos de acolhimento oficial da Prefeitura. A avaliação é de que o espaço possa receber, ao longo dos próximos dias, casas provisórias que foram entregues pela Organização das Nações Unidas (ONU). São estruturas referência, utilizadas em diversos locais do mundo que sofrem com grandes desastres.

Conforme o vice-governador, neste momento, o objetivo é encontrar locais que possam abrigar, por um longo período, moradores que não puderem retornar para suas casas. “Os locais e as instituições que hoje servem de abrigo, em algum momento vão precisar retornar às suas atividades originais e, para isso, vamos desenvolver estruturas adequadas, com higiene, comida e segurança, para abrigar a população pelo tempo que for necessário”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!