MetSul alerta para formação de ciclone extratropical na próxima segunda no Rio Grande do Sul

Ele deverá trazer chuva, vento e risco de temporais localizados

A MetSul Meteorologia alertou neste domingo (26) para o início da formação de um ciclone extratropical na próxima segunda-feira (27) no sul do Brasil. Ele deverá trazer chuva, vento e risco de temporais localizados. 

Além disso, o ciclone poderá deixar o mar agitado em uma área da costa brasileira. Com isso, há chances de uma forte ressaca nas praias. 

Em nota publicada em seu site, a MetSul ressalta que “embora altamente contraintuivo, o ciclone será uma má notícia para os gaúchos no seu começou por trazer mais chuva, mas muito positivo na sequência.” De acordo com os meteorologistas, o “sistema costuma impulsionar ar seco para o Rio Grande do Sul quando começa a se afastar”. 

“Passada a instabilidade deste início de semana, que não vai trazer novas enchentes de rios nos locais já castigados, o ciclone vai garantir vários dias seguidos sem chuva volumosa a ou com sol e nuvens, proporcionando a baixa dos níveis de vários rios”, afirma a MetSul. 

Como será a formação do ciclone? 

Nesta segunda-feira (27) o tempo vai ficar instável em grande parte do Rio Grande do Sul. Em alguns pontos, há chance de chuva que vai de moderada a forte com volumes altos. Em pontos do Sul e do Leste (onde está a Região Metropolitana), poderá chover de 30 mm a 50 mm em poucas horas. Há chances de raios e temporais.

Já na próxima terça-feira (28), a MetSul pontua que o “vórtice do ciclone vai estar sobre o mar junto ao litoral do Rio Grande do Sul e ainda provoca chuva por vezes forte a intensa no Sul gaúcho no começo do dia”. Porém, no restante do Estado, a previsão indica o avanço do ar mais cedo que deverá diminuir o risco de chuvas volumosas. Porém, não está descartada garoa ou chuva fraca intercalada com períodos de abertura de sol. 

Na quarta (29), o ciclone deverá estar sobre o Oceano Atlântico e distante da Costa do Sul do Brasil. Por isso, conforme a MetSul, “o sol aparece com nuvens no estado, mas com momentos de maior nebulosidade. Ainda pode correr chuva ou garoa isolada e passageira.”

Metsul alerta para formação de ciclone no Rio Grande do Sul: vento forte

De acordo com as projeções da MetSul, o vento mais forte ocorre na terça, mas já deverá aumentar entre a tarde e noite de segunda (27). A área mais impactada pelo vento forte a intenso deverá ser a região Sul. 

Em Porto Alegre, o vento deverá ficar entre 50 km/h e 70 km/h.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!