Após abertura emergencial de aeroporto em Canoas, mãe e filha se reencontram após 24 dias de espera

Além de marcar a retomada de voos entre a Grande Porto Alegre e São Paulo, a operação também proporciona reencontros de pessoas

Começou a funcionar nesta segunda-feira (27) o aeroporto emergencial de Canoas. Além de marcar a retomada de voos entre a Grande Porto Alegre e São Paulo, a operação também proporciona reencontros de pessoas que não conseguiam retornar ao Estado devido ao fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho. (Veja vídeo abaixo)

A psicopedagoga Clarissa Candiota chegou antes das 8h no ParkShopping Canoas – local em que a Fraport montou o embarque e desembarque de passageiros -. Ansiosa, ela esperava pela filha Marta Karrer que deveria ter retornado de São Paulo no dia 3 de maio.

“Ela tinha saído de férias para São Paulo na metade de abril e aí aconteceu tudo isso. Ela passou o aniversário, o dia das Mães longe e hoje eu estou aqui para comemorar tudo isso”, conta Clarissa.

Quando Marta desembarcou do coletivo que faz o transporte dos passageiros entre a Base Aérea e o ParkShopping, a emoção tomou conta de mãe e filha. “Ela está muito emocionada e não consegue falar”, relata a psicopedagoga.

Operação emergencial

Com o início da operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas, o embarque e o desembarque de passageiros será feito no ParkShopping. O translado de um ponto a outro será feito por coletivos da Transcal.

A Fraport adaptou um espaço cedido pelo centro comercial para as companhias aéreas realizarem check-in e despacho de bagagens. A entrada acontece pelo piso L2, entrada B pela Avenida Farroupilha. O local já estará aberto a partir das 6h e será fechado após o último voo previsto para o dia.

Azul, Gol e Latam irão atuar no terminal provisório de Canoas. Elas terão voos com destino a três aeroportos de São Paulo e as passagens deverão ser adquiridas diretamente com as companhias.

Quais são as regras do embarque?

De acordo com a Fraport, os passageiros devem se apresentar com três horas de antecedência ao voo e que o embarque será concluído 1h30 antes da decolagem. Após esse período, não será autorizado o ingresso na sala de embarque.

Após todos os procedimentos, os passageiros deverão aguardar por um ônibus onde serão levados até a Base Aérea de Canoas. O trajeto tem cerca de 3,4km e o percurso é realizado em cerca de 15 minutos.

Os passageiros poderão embarcar com um item pessoal e uma bagagem de mão, seguindo as regras de cada companhia. Porém, também é possível realizar o despacho no local conforme a passagem adquirida.

Para a realização do embarque, a Fraport instalou equipamentos de raio-x, portas com detectores de metal e ETD (Explosive Detection Trace) que é utilizado pela Polícia Federal para inspecionar bagagens de mão e passageiros.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!