O governador Eduardo Leite (PSDB) divulgou um vídeo nesta sexta-feira (14) apresentando os prognósticos de chuva para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Ele alerta para a possibilidade de precipitação de 250 milímetros em regiões próximas de Caxias do Sul, Passo Fundo e na fronteira com a Argentina.
Além disso, na região metropolitana, o modelo prevê 150 milímetros a partir de domingo (16), com maior intensidade também na segunda-feira (17). “Vai trazer alguns transtornos”, afirma Leite. No entanto, o governador reitera que o acumulado final será inferior ao registrado em maio.
Por onde a chuva começa?
Inicialmente, a chuva atingirá a Região Sul na tarde desta sexta-feira, com 10 mm previstos em Pelotas. A área de baixa pressão, movendo-se do Paraguai ao oceano, e uma frente fria vinda da Argentina causam essa condição.
No próximo sábado (15), a baixa pressão avança pelo Estado, trazendo volumes de 30 mm a 50 mm no Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Região dos Vales e Centro. Pelotas deve registrar 40 mm, quase 40% da média mensal de junho.
Estrela e Santa Maria preveem 30 mm e 25 mm, respectivamente. Na Serra Gaúcha, Região Metropolitana, Norte e Noroeste, os volumes não devem exceder 20 mm.
Em entrevista para a GZH, o meteorologista Guilherme Borges explica que “uma combinação de sistemas meteorológicos vai forçar a entrada no Rio Grande do Sul a partir de sexta. No sábado, a chuva começa a crescer sob o Estado, podendo ser fraca na maioria das regiões. A Metade Sul pode ser mais afetada.”
Quando melhora?
Na próxima segunda, a chuva deve reduzir em algumas regiões, com apenas 5 mm em Pelotas. Na próxima terça-feira (18), a condição retorna e pode persistir até a próxima quarta-feira (19).
Segundo o meteorologista Murilo Lopes, da UFSM, é cedo para prever a evolução dos sistemas na próxima semana. Ele espera que, na próxima quinta-feira (20), os sistemas avancem para o Paraná.