13.5 C
Canoas
20 de julho de 2024

MetSul alerta para riscos de enchente e cheias de rios

Segundo especialistas, o cenário é preocupante

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de enchentes devido à intensificação da chuva neste domingo (16), no Rio Grande do Sul. A chuva será especialmente intensa do Centro para o Norte do estado, com volumes de precipitação possivelmente excessivos em algumas localidades.

Uma frente fria, um canal de umidade e uma área de baixa pressão contribuirão para essa intensificação. A previsão indica acumulados entre 50 mm e 100 mm em 24h a 36h, com risco de superar 150 mm.

Segundo especialistas, o cenário é preocupante, especialmente entre a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, nas bacias dos rios Gravataí e Sinos.

Quando melhora?

Na próxima segunda-feira (17), a chuva deve reduzir em algumas regiões, com apenas 5 mm em Pelotas. Posteriormente, na próxima terça-feira (18), a condição retorna e pode persistir até a próxima quarta-feira (19).

Segundo o meteorologista Murilo Lopes, da UFSM, é cedo para prever a evolução dos sistemas na próxima semana. Ele espera que, na próxima quinta-feira (20), os sistemas avancem para o Paraná.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!