17.2 C
Canoas
18 de julho de 2024

CEMADEN alerta para chuva intensa, alagamentos e deslizamentos nos próximos dias; Entenda

Segundo o órgão, um período de risco hidrológico e deslizamentos está previsto para iniciar nos próximos dias

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para o Rio Grande do Sul, focando especialmente em Porto Alegre e Região Metropolitana. Segundo o órgão, um período de risco hidrológico e deslizamentos está previsto para iniciar no próximo sábado (22),e se estender até a próxima segunda-feira (24).

A previsão indica que esta sexta-feira será marcada por instabilidade em todo o Estado, com condições adversas que podem resultar em problemas hidrológicos nos próximos dias. Entretanto, o sábado promete ser um dia de tempo firme, antes que a chuva retorne no domingo, persistindo até a segunda-feira.

Com a chegada das chuvas, o risco de alagamentos se eleva consideravelmente, especialmente devido às cheias dos rios. O sistema de drenagem já se encontra comprometido devido aos eventos climáticos ocorridos em maio e nos últimos dias, intensificando a vulnerabilidade de áreas próximas a rios, riachos, lagos e arroios.

Além dos alagamentos, há também a preocupação com possíveis deslizamentos de terra em áreas de encostas. O solo, já encharcado pelas chuvas recentes, apresenta uma estabilidade reduzida, aumentando o perigo nessas regiões.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!