O União Brasil se prepara para lançar Germano Dalla Valentina como pré-candidato a prefeito de Canoas para as Eleições de 2024. Para quem não se lembra, o nome forte do partido na cidade é o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato.
E não é possível falar de Germano sem falar de Busato. Não apenas por ter sido ex-secretário de Governo da gestão do ex-prefeito, mas por que não será a primeira vez que o ex-prefeito lança um de seus assessores para cargos eletivos. “Dirceu do Busato”, como ficou conhecido Dirceu Franciscon na eleição de 2018,, foi eleito deputado estadual e reeleito no pleito posterior.
Foi Busato também que lançou o delegado Ranolfo Vieira Jr, seu ex-secretário de segurança pública em Canoas, como vice-governador junto de Eduardo Leite, eleito em segundo turno com 53,62% dos votos válidos contra José Ivo Sartori. Ranolfo depois se tornou governador do Estado, quando Leite se afastou para buscar a reeleição.
LEIA MAIS: Supermercado é flagrado vendendo produtos sujos de lama da enchente
Agora Busato se prepara para uma nova tentativa. Embora no início do ano tenha se aproximado do atual prefeito Jairo Jorge (PSD), se afastou e chegou a conversar com a oposição nos últimos meses. Mas Busato tem costume de se posicionar como fiel da balança nas eleições e há quase três meses do dia da votação, Germano Dalla Valentina é visto como uma aposta com tamanho para entrar na briga pela Prefeitura de Canoas. A possibilidade, segundo o União Brasil, ganhou força após levantamentos internos indicarem que os eleitores buscam uma alternativa ao atual projeto da cidade, “desejando uma liderança com experiência de gestão para enfrentar os desafios de reconstrução em diversas áreas”, diz em nota.
Germano possui mais de 20 anos de experiência, atuando sempre como braço direito de Busato. É o atual chefe de gabinete de Busato na Câmara dos Deputados, tem formação em gestão e administração pública pelo Instituto Methodista de São Paulo, além de reconhecimento e apoio dos membros do partido. O desafio será torná-lo conhecido da grande massa de eleitores, já que sempre atuou nos bastidores. A resposta definitiva para saber se a aposta é para compor uma chapa ou se o União Brasil terá de fato candidatura própria vem apenas na convenção do partido, na primeira semana de agosto.