14 C
Canoas
17 de agosto de 2025

Xicão Tofani morre aos 72 anos 

O apresentador do programa Atualidades Pampa, teve um infarto fulminante. 

O comunicador Alberto Tofani, conhecido como Xicão Tofani, morreu aos 72 anos nesta sexta-feira (5). O apresentador do programa Atualidades Pampa, teve um infarto fulminante e faleceu em sua casa, em Porto Alegre. 

Conforme a Rede Pampa, Xicão estava sofrendo de uma doença autoimune, chamada ‘Doença de Chron’. Ele estava afastado do trabalho há dois meses para por causa de um tratamento. 

Em nota, a emissora lamentou o ocorrido e destacou a contribuição de Xicão. (leia mais abaixo)

Trajetória de Xicão Tofani 

Desde criança, Xicão esteve em frente as câmeras. Aos quatro anos, foi eleito a criança mais bonita de Porto Alegre. 

Xicão Tofani morre aos 72 anos 

Na década de 1980, Tofani foi considerado um dos três melhores modelos do Rio Grande do Sul. Na mesma época, ele integrou o elenco de figurantes do programa ‘Planeta dos Homens’, de Jô Soares no Rio de Janeiro. 

Em seguida, de volta ao Estado, Tofani atuou como promoter de casas noturnas e morou na Europa. Nessa época, ele namorou uma modelo que era vice-Miss Mundo. Assim que retornou para o Brasil, formou-se em história e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Carreira na televisão 

Logo após a formação, Xicão entrou para a televisão após sugerir a criação de um programa em um formato de concurso de beleza, o Miss TV. Aceito pela TV Bandeirantes, o projeto ficou 10 anos no ar. 

Após o programa, ele foi para a Universal FM, hoje conhecida como Continental, do Grupo Pampa, onde ficou por 30 anos. Ao mesmo tempo em que atuava na rádio, em 1993, ele estreou o programa Xicão Tofani na TV Pampa. Por 15 anos, a atração mostrou eventos sociais, festas e a vida noturna de Porto Alegre. 

Por fim, Xicão integrava a bancada de apresentadores do Atualidades Pampa

Leia a nota do Grupo Pampa na íntegra

“Com imensa tristeza, a Rede Pampa informa o falecimento de seu comunicador Xicão Tofani, ocorrido na noite desta sexta-feira (5), em Porto Alegre.

Xicão atuava há duas décadas e meia na TV Pampa. Nos últimos anos, abrilhantando a bancada do programa Atualidades Pampa, eleito três vezes consecutivas o melhor programa de TV do Rio Grande do Sul.

Formado em história e jornalismo, Xicão completou mais de 40 anos de carreira como comunicador de rádio e TV. Em 2019, lançou sua biografia, “Vivendo a noite com Xicão Tofani”. No ano passado, relatou sua luta contra a Covid na obra “Da morte para a vida – A odisseia de Xicão Tofani”. Nos últimos anos, Xicão intensificou a sua luta contra a Doença de Crohn e sequelas da Covid-19.

A Rede Pampa expressa suas condolências aos familiares, amigos e aos milhares de telespectadores e admiradores do eterno Xicão Tofani.”

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS