13.5 C
Canoas
18 de julho de 2024

Farmácia Popular vai distribuir 95% dos medicamentos de graça; Veja lista e onde pegar

A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (10).

O Ministério da Saúde anunciou que 95% dos medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de graça. A novidade começou a valer nesta quarta-feira (10). 

De acordo com o órgão, os pacientes já podem retirar medicamentos para doenças como colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo.

Saiba mais sobre o programa

Em todo o Brasil, estão disponíveis gratuitamente 41 itens no Farmácia Popular, incluindo medicamentos, fraldas e absorventes. Anteriormente, eram distribuidos gratuitamente apenas medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais. Como resultado da atualização, agora as pessoas podem retirar gratuitamente 39 dos 41 itens de saúde distribuídos.

Você pode acessar a lista completa de medicamentos disponíveis para a população aqui e, em seguida, a de farmácias que participam do programa.

Medicamentos de graça: o que é o Farmácia Popular? 

Criado em 2004, o programa tem o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde. Conforme o Governo Federal, o programa está presente em 31 mil farmácias de 85% dos municípios brasileiro. 

“A importância do Farmácia Popular se verifica no reconhecimento que tem das pessoas: uma pesquisa mostrou que o conhecimento e aprovação do programa é de 86% dos brasileiros e brasileiras”, afirma a Ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!