Facções que atuam em Canoas teriam formado um consórcio para comprar cocaína. Durante a investigação dessa união, os policiais chegaram no imóvel onde estava mais de 500kg da droga no bairro Mathias Velho, em Canoas.
Conforme o delegado Gabriel Borges, da 3ª Delegacia de Investigações do Denarc (3ª DIN/DENARC), a investigação apurou que o entorpecente chega ao Rio Grande do Sul de duas formas: via aérea e via terrestre, por meio de transporte rodoviário. Nos últimos dias, policiais intensificaram o monitoramento da droga e de possíveis locais onde a droga seria armazenada.
Ainda, de acordo com a investigação, o prejuízo é estimado em mais de R$ 15 milhões para o crime organizado.
Prisão em flagrante
De acordo com informações, no primeiro imóvel, um homem foi preso em flagrante com cocaína e um segundo indivíduo que estava num veículo foi conduzido para interrogatório.
No segundo imóvel, localizado no bairro Mathias Velho, os policiais apreenderam mais de meia tonelada de cocaína. Os policiais conduziram para interrogatório um terceiro homem que estava no imóvel contíguo.
O preso possui diversos antecedentes criminais, inclusive por tráfico de drogas.
De acordo com Borges a apreensão é histórica no combate ao narcotráfico gaúcho, quebrando a estrutura do crime organizado e desarticulando a logística dos traficantes.