O 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM) divulgou uma redução nos crimes contra a vida, assaltos, furtos e roubos em Canoas. Em junho, por exemplo, a cidade não registrou nenhum roubo a estabelecimento comercial.
De acordo com a Brigada Militar (BM), a maior redução é no roubo a transporte público. No primeiro semestre deste ano, a queda chega a 90%. Em seguida, vem o roubo de carga que diminuiu 83% em 2024.
Crimes envolvendo veículos também apresentaram redução. O furto de carros tem queda de 55% acompanhado do roubo de veículos que apresentou redução de 46%.
“Nós temos vários indicadores que chamam a atenção pela sua significativa redução. Primeiro, nós temos a questão dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) que nós findamos o primeiro semestre com uma redução de 19%. Nós temos uma redução efetiva também nos roubos de veículo com 46%”, afirma o Comandante do 15° BPM, Tenente Coronel Clovis Ivan Alves.
LEIA MAIS
- Criminosos que roubaram carro em Canoas são presos pela Polícia Civil e Brigada Militar
- Vítimas da enchente em Canoas devem fazer cadastro para receberem casa do Minha Casa Minha Vida
- Meteoro é visto passando por cidade gaúcha
De acordo com o Comandante, também chama a atenção a redução do número de assaltos a pedestres. Entre janeiro e junho, a queda chega a 64%.
“No roubo a pedestre, nós temos três quebras mensais da série histórica de 14 anos, como o menor indicador da série histórica mensal”, pontua.
Aumento na produtividade
A redução nos indicadores criminais significa, na prática, um aumento na produtividade. Nos primeiros seis meses deste ano, conforme a Brigada Militar, foram registrados aumentos no número de prisões e apreensões de armas, drogas e munições.
“A gente continua aumentando o número de abordagens em locais que têm incidência de criminalidade ou alto fluxo de pessoas”, finaliza o Comandante do 15° BPM destacando que as ações têm como objetivo “reduzir a ação dos criminosos”.