Um bebê de seis dias morreu envenenado com chumbinho pelo próprio pai na última quarta-feira (24), na Zona Sul do Recife.
Os pais da bebê levaram o recém-nascido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada também na Zona Sul. Mas mesmo com todo esforço da equipe médica, a bebê não sobreviveu.
- Criminoso atira mais de 15 vezes contra homem em Canoas
- Acidente com van deixa um morto e três feridos graves
- Homem é morto com cinco tiros dentro de lavanderia
Bebê de seis dias morre envenenado com chumbinho
A equipe médica da UPA constatou que a criança havia sido envenenada. Portanto, a equipe acionou rapidamente a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
Os pais da bebê foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento. O pai, identificado como Charles Luiz Félix, de 44 anos, foi preso em flagrante.
Perigos do chumbinho? O que é o chumbinho?
O chumbinho, frequentemente usado para matar roedores, apresenta graves riscos para a saúde humana. Este veneno contém fosfeto de zinco, uma substância química extremamente tóxica. Quando alguém ingere chumbinho, o fosfeto de zinco reage com a umidade no trato digestivo e libera fosfina, um gás venenoso. Portanto, a ingestão pode resultar em consequências severas para a saúde, tornando o chumbinho um veneno perigoso.
Em primeiro lugar, o perigo do chumbinho reside na liberação de fosfina após a reação química no estômago. Esta substância afeta diretamente os órgãos vitais, como o fígado e os rins. Além disso, pode causar sintomas graves, como dificuldade respiratória, náuseas, vômitos e dores abdominais. Em situações extremas, a exposição ao chumbinho pode levar à morte.
Se alguém ingerir chumbinho acidentalmente, você deve tomar medidas imediatas. Primeiramente, a pessoa deve buscar atendimento médico de emergência sem demora, mesmo se os sintomas ainda não se manifestaram. Em seguida, deve-se evitar o vômito ou a administração de substâncias para neutralizar o veneno sem orientação médica, pois isso pode agravar a situação.
Enquanto aguarda o atendimento médico, a pessoa afetada deve beber água, se possível e seguro, para ajudar a diluir o veneno no estômago. Além disso, é vital informar os profissionais de saúde sobre o tipo específico de veneno para garantir que o tratamento seja o mais adequado possível.