O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é pré-candidato à Presidência da República em 2026. A informação foi confirmada pelo presidente do PSDB, Marconi Perillo, ao Jornal do Comércio.
De acordo com a reportagem, o dirigente da legenda esteve no Rio Grande do Sul na última quarta-feira (31) e, em reuniões a portas fechadas, discutiu com o governador a estratégia dos tucanos para as eleições municipais. No meio da pauta, teria surgido o assunto das eleições de 2026.
“Nós estamos todos com ele, por todas suas qualidades, pela grande gestão que ele fez e continua fazendo no Rio Grande do Sul, afirma Perillo em entrevista ao Jornal do Comércio.
Eduardo Leite candidato à Presidência da República: não é a primeira vez
Nas eleições de 2022, Leite colocou o nome à disposição dos tucanos para disputar a Presidência da República. Para isso, ele chegou a renunciar ao cargo de governador do Rio Grande do Sul em março daquele ano.
Porém, nas prévias do PSDB, ele acabou derrotado pelo, na época, governador de São Paulo, João Dória. Pouco tempo depois, o político paulista também desistiu da candidatura e a legenda apoiou Simone Tebet (MDB).
Logo após a derrota interna, Leite se candidatou ao governo gaúcho e, no segundo turno, venceu Onyx Lorenzoni (PL).