Com suspeita de contaminação por Salmonella, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) pediu o reconhecimento de 30 lotes de diversos tipos de lotes da marca Dori.
O Diário Oficial da União (DOU) publicou na última segunda-feira (19) a proibição da venda, distribuição e consumo dos lotes.
O que é a bactéria Salmonella?
De acordo com o ministério da saúde (MS),a salmonelose, popularmente conhecida como Salmonella, é uma bactéria que provoca intoxicação alimentar e em casos graves pode levar o paciente à morte.
LEIA MAIS:
- Cidades do RS confirmam casos de Mpox; Saiba quais
- Secretaria de Saúde do RS alerta para casos de coqueluche
- Febre Oropouche: saiba o que é doença que já matou duas pessoas
A transmissão da doença acontece quando se ingere alimentos contaminados em fezes de animais, geralmente encontrados em galinhas, porcos, vacas, cães e gatos.
Além disso, a bactéria pode causar dois tipos de doença: a salmonelose não tifóide e a febre tifóide, dependendo do sorotipo.
Quais os sintomas da Salmonella?
Assim, os sintomas da contaminação pela bactéria são parecidos com os de outros problemas gastrointestinais e são confirmados após exames de fezes e sangue. A salmonelose não tifóide causa:
- Diarreia;
- Vômitos;
- Febre moderada;
- Dor abdominal;
- Mal-estar geral;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Calafrios.
Prevenção e Tratamento
Assim, cozinhar os alimentos é essencial para evitar a doença, além de evitar alimentos crus. Lavar as mãos com água e sabão antes e depois de manusear alimentos, especialmente carnes e ovos.
Contudo, o tratamento consiste em hidratação para compensar a perda de fluidos causada pela diarreia e vômitos;
Porém, em casos graves da Salmonella ou para pessoas com risco elevado, os antibióticos podem ser prescritos por um médico. O tratamento com antibióticos não é geralmente necessário para casos leves e pode ser prejudicial em algumas situações.