Atendimento de qualidade, com agilidade e dinamismo. Assim é a Policlínica 24 horas, inaugurada no início deste mês no Centro de Nova Santa Rita. De acordo com a Secretaria de Saúde, em 10 dias, mais de 2,6 mil pessoas passaram pela unidade de pronto atendimento, sendo 657 crianças atendidas na ala pediátrica.
Conforme o diretor de Saúde, Brayan Freitas, o município não possuía emergência para os(as) pequenos(as). “Sempre demos assistência necessária para as crianças, mas agora temos profissionais com especialização e graduação voltada ao atendimento dessa faixa etária, garantindo um diagnóstico assertivo, e tratamento qualificado”, salienta.
- Ministro Paulo Pimenta anuncia plano de R$9 bilhões para reformas de diques
- Governo pretende começar a entregar casas para vítimas da enchente em Canoas em setembro
- Mais de 150 mil trabalhadores ainda não sacaram benefício de R$ 1.412
O número de atendimento, em 10 dias, representa 75% de todos os feitos durante um mês no Pronto Atendimento (PA). Aumento que, segundo Freitas, é devido aos pacientes do município que antes buscavam consultas e exames em hospitais da região, ou até mesmo utilizavam de plano de saúde, com a Policlínica, as pessoas permanecem na cidade.
“Observamos que a noite e aos fins de semana, muitos(as) pacientes de outras cidades da região, como Canoas, Esteio, Sapucaia, Guaíba procuram a nossa Policlínica”, revela. O fenômeno ocorre, conforme ele, devido a agilidade do atendimento prestado no local. “Temos uma estrutura ampla, um acolhimento rápido de quem se dirige até a unidade”.
“SUS forte e dignidade à população”
O diretor da Secretaria de Saúde de Nova Santa Rita diz que há 10 dias a capacidade de atendimento do município foi ampliada, assim como a qualidade do acolhimento prestado. “A maior parte dos pacientes consegue ter um atendimento completo aqui, sem depender de Canoas, por exemplo. Com o acréscimo dos exames de raio-x e análises laboratoriais, melhorou a qualidade do diagnóstico, garantindo a prescrição de um tratamento adequado, e melhorando as condições de trabalho dos(as) profissionais”.
Hoje, Nova Santa Rita tem um nova realidade, quando se fala em saúde pública. “É um grande avanço. Nossa comunidade tem uma rede de saúde que, de fato, atende em plenitude 80% da demanda em saúde. É a garantia de um SUS forte, e dignidade a população”.
A policlínica em números : Nova Santa Rita
A maior obra em saúde da Região Metropolitana de Porto Alegre está em pleno funcionamento. Ao todo, foram 423 radiografias feitas, 877 exames laboratoriais, 254 ultrassonografias, 75 eletrocardiogramas e 240 consultas com especialistas. “Com o raio-x, por exemplo, atendemos uma demanda represada, que além de disponibilizar esse exame para quem necessita com urgência, a expectativa é que ainda neste mês não haja mais fila de espera para quem vem da atenção primária”, afirma o diretor. Segundo Freitas, todos(as) pacientes farão seu exame em até, no máximo, 15 dias.
Opinião de quem utiliza o serviço
O atendimento rápido e a organização do espaço são elogiados pelos(as) usuários. “Trouxe meu filho de quatro anos com dor de ouvido. Em questão de minutos passamos pela triagem. Tudo novo e organizado”, elogia a moradora do bairro Caju, Carla Soares.
Mesma opinião tem Lourdes de Souza Faleiro, 56 anos, que vive no Morretes. “É a primeira vez que preciso e fui muito bem recebida, desde a atendente, enfermagem e médicos. Muito bom mesmo”.