Cientistas da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, realizaram estudos onde afirmam que a chia contém genes poderosos, para benefícios na alimentação e propriedades medicinais que podem ajudar o tratamento a hipertensão, diabetes tipo 2 entre outras doenças.
De acordo com estudos, a semente é rica em fibras, gorduras saudáveis e proteínas, que ajudam a manter a saúde intestinal, facilitam o ganho de massa muscular e fortalecem os ossos. Normalmente as pessoas consomem a chia com iogurte, frutas, entre outras coisas.
LEIA MAIS AQUI:
- iFood abre vagas de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 2.500; Veja como participar
- Idosos têm isenção no pagamentos de contas e água e luz; Entenda
- BPC: Saiba como acumular o valor com outros benefícios
O novo estudo, se tornou pioneiro na análise aprofundada do genoma das plantas, com ênfase nos potenciais benefícios para a saúde humana. Conforme os pesquisadores, a chia conta com compostos farmacêuticos que podem ser usados no tratamento de condições como câncer e hipertensão. Os resultados divulgados na revista Frontiers in Plant Science em dezembro de 2023.
Quais são os benefícios da chia de acordo com as pesquisas
- Os ácidos graxos poli-insaturados encontrados na chia melhoram a saúde cardiovascular e o colesterol;
- A semente contém propriedades anticancerígenas;
- O alto teor de fibras da chia ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 e auxilia pessoas com doenças relacionadas ao trato gastrointestinal;
- A proteína presente nas sementes tem o potencial de ajudar a tratar o câncer e a pressão alta, além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.