28.1 C
Canoas
13 de janeiro de 2025

Nova Carteira de Identidade no RS: Entenda as novidades e como solicitar

O novo documento passa a ser obrigatório a partir de 2032

A partir de agora, os cidadãos do Rio Grande do Sul têm uma nova opção para sua carteira de identidade. O Estado está adotando um novo modelo de RG que utiliza o número do CPF como identificador principal, substituindo o número tradicional do RG. Essa mudança visa simplificar o processo de identificação e integração dos dados pessoais.

Quem pode solicitar?

O novo modelo de identidade está disponível para todos os cidadãos do Rio Grande do Sul, tanto para quem precisa da primeira via quanto para aqueles que desejam a segunda via do documento.

LEIA MAIS:

Documentos necessários

Para obter a nova carteira, o principal documento exigido é o número do CPF. Caso o CPF tenha alguma restrição na Receita Federal, o solicitante pode optar por fazer o RG no modelo antigo ou regularizar a situação do CPF antes de solicitar o novo documento.

Além disso, é necessário apresentar a certidão correspondente ao estado civil atual, seja de nascimento, casamento ou de casamento com averbação de divórcio.

Custos e Validade

A nova identidade é gratuita. A validade do documento varia conforme a idade do titular:

  • Cinco anos para crianças de até 11 anos.
  • Dez anos para pessoas de 12 a 59 anos.
  • Indefinida para cidadãos com mais de 60 anos.

Vale ressaltar que o modelo atual de RG permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032.

Prazo de entrega

O prazo para a emissão do novo RG varia conforme o local de solicitação:

  • Em postos online: até 30 dias úteis.
  • Em postos offline: até 40 dias úteis.

Onde fazer?

Você pode realizar a solicitação em todos os Postos de Identificação do Rio Grande do Sul. Agende online por meio do site oficial do governo do Estado.

Mais informações sobre o novo RG

Contudo, depois da retirada do modelo físico, a versão digital da carteira fica disponível para quem tem cadastro na plataforma digital www.gov.br.

Assim,o novo RG conta com avançados dispositivos de segurança, como a impressão em papel-moeda e um QR Code que armazena as impressões digitais e permite verificar se alguém furtou ou roubou o documento.

Contudo, se você perder o documento ou for roubado, poderá solicitar a segunda via em qualquer estado, e a numeração do documento original será mantida.

Além disso, você pode incluir o número de outros documentos, nome social, condições de saúde e símbolos de acessibilidade, desde que apresente os documentos ou laudos médicos comprobatórios, assim como no modelo atual.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!