Inscrições para Menor Aprendiz em Canoas são prorrogadas; Saiba como se inscrever
As inscrições para o programa Partiu Futuro Reconstrução, destinado à contratação de jovens aprendizes no setor público, foram prorrogadas até quarta-feira, 11 de setembro. Assim, o programa abrange 23 municípios que aderiram à iniciativa.
LEIA MAIS:
- Ônibus gratuito que faz trajeto entre Canoas e Porto Alegre deixará de circular; Saiba quando
- Prefeitura divulga lista de nomes classificados para vagas em creches em Canoas
- Trensurb anuncia data para reabrir mais cinco estações
Vagas e requisitos para se inscrever em Canoas
O programa oferece 1.500 vagas para jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade. Contudo, para se candidatar, os interessados devem ser egressos ou estar matriculados na Rede Pública de Ensino, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e ter sido afetados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Assim, os candidatos devem se inscrever através do site do Partiu Futuro Reconstrução. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 786,95, correspondente a 50% do salário mínimo regional, para uma jornada de 20 horas semanais, além de um vale-alimentação de R$ 550.
Além disso, o programa também oferece vale-transporte para aqueles que precisarem utilizar transporte público.
Direitos e benefícios adicionais
Sobretudo, os aprendizes terão todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo fardamento completo, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro.
Assim, o contrato terá duração de até um ano, com convocação dos selecionados marcada para 27 de setembro e início das atividades previsto para outubro.
O Partiu Futuro Reconstrução será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Contudo, a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) serão responsáveis pelo acompanhamento dos jovens e pela parte teórica do programa.
Plano Rio Grande
Assim, a iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que visa enfrentar os efeitos das enchentes através de ações emergenciais, reconstrução e planos para o futuro do estado.
A sociedade participa do plano por meio do Conselho do Plano Rio Grande, composto por 182 representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo os afetados pelas enchentes.
Além de Canoas, selecionaram outros municípios da região
O programa está implementado nas seguintes cidades:
- Canoas
- Cruzeiro do Sul
- Dona Francisca
- Eldorado do Sul
- Estrela
- Faxinal do Soturno
- Guaíba
- Ibarama
- Jaguari
- Lajeado
- Muçum
- Nova Palma
- Novo Hamburgo
- Porto Alegre
- Restinga Sêca
- Rio Grande
- Roca Sales
- São João do Polêsine
- São Leopoldo
- São Martinho da Serra
- Segredo
- Silveira Martins
- Sobradinho