A Trensurb já tem data para reabrir estações em Canoas e Porto Alegre. A empresa pretende retomar a circulação de trens entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos, na Capital, em 20 de setembro.
“Para nós, retomar a operação depois da grande inundação sempre foi um desafio e uma meta”, afirma o diretor presidente da Trensurb, Ernanni Fagundes.
LEIA MAIS:
- Saque-aniversário: Governo Federal propõe acabar com modalidade de saque do FGTS; Entenda
- Anvisa proíbe venda de leite em pó suspeita de contaminação
- Você tem valores a receber do governo? Saiba como resgatar
De acordo com a estatal, para retomar a operação no trecho, está sendo realizada a recuperação dos sistemas de abastecimento e proteção de energia. Com a enchente de maio, duas das cinco subestações da empresa e cabines de proteção ao longo da linha, ficaram alagadas.
Além disso, para que os trens voltem a circular no trecho, a estatal informa que é necessária a recuperação da via permanente dos trilhos. O trabalho deverá ser realizado em um trecho de 22 quilômetros.
Compra de equipamentos
Além disso, a Trensurb confirmou na última segunda-feira (2) a compra de disjuntores para reabrir estações fechadas pela enchente. Os equipamentos, adquiridos em uma parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), permitirão a retomada da circulação de trens até Porto Alegre.
De acordo com a estatal, a aquisição dos equipamentos custou R$ 2,5 milhões. O objetivo da aquisição é recompor os sistemas para acelerar a retomada plena da operação. “A solução permitirá a proteção elétrica do sistema e a identificação de falhas de maneira assertiva, limitando o impacto de uma falha a um trecho significativamente menor da ferrovia”, diz a empresa em nota.
Trensurb já tem data para voltar a circular em Porto Alegre: quando vai até a Mercado?
Ainda, conforme a Trensurb, as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado em Porto Alegre deverão reabrir até o dia 24 de dezembro. Porém, neste trecho, a estatal acredita que cumprirá o prazo com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens.