O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar os benefícios de setembro a aposentados, pensionistas e titulares de auxílios a partir de terça-feira, 1º, para aqueles que recebem acima do salário mínimo (R$ 1.412).
O INSS fará o pagamento de forma escalonada, começando pelos beneficiários com cartão final 1 e 6. Para saber a data de pagamento, você deve verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador que aparece após o traço. Por exemplo, se o número do benefício for 1610-3, você deve considerar o dígito 0.
LEIA MAIS:
- Bolsa Família: Governo divulga calendário de pagamento de outubro
- UPA Rio Branco em Canoas reabre essa semana; Saiba quando
- Governo Federal anuncia que 600 sites de apostas serão banidos em outubro
Além disso, o INSS alerta que circula uma informação falsa na internet sobre a suspensão do adiantamento do calendário para moradores do Rio Grande do Sul. Na verdade, o INSS fará os créditos no primeiro dia do calendário, enquanto o estado de calamidade pública durar.
Para o restante do Brasil, o INSS seguirá o cronograma oficial, realizando os depósitos conforme o valor a receber e o dígito final do benefício.
Para descobrir a data do pagamento, os beneficiários devem consultar o número final do cartão de benefício, ignorando o último dígito verificador.
Assim, o número do cartão pode ser encontrado no site e no aplicativo Meu INSS, na seção “extrato de pagamento”. Também é possível obter informações ligando para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Abaixo, confira o calendário de pagamento do INSS
- Final do benefício 1 e 6: 1º de outubro
- Final do benefício 2 e 7: 2 de outubro
- Final do benefício 3 e 8: 3 de outubro
- Final do benefício 4 e 9: 4 de outubro
- Final do benefício 5 e 0: 7 de outubro
Os beneficiários devem ficar atentos às datas e se organizar para garantir o recebimento dos seus valores corretamente.