Em 214 municípios brasileiros, os eleitores poderão escolher o prefeito com apenas um voto, uma vez que essas cidades têm apenas um candidato registrado para as eleições municipais de 2024. Essa situação, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), representa o maior número de candidaturas únicas nas últimas sete eleições.
Comparando com 2020, o número de cidades com apenas um candidato dobrou. Além disso, a maioria dessas cidades está localizada no Rio Grande do Sul, com 43 municípios, seguida por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20). Entre as cidades gaúchas, destacam-se Harmonia, Feliz e Tupandi, além de outras como Barra Funda e Santa Tereza.
Situação das eleições de apenas um candidato cresce
Desse modo, esse fenômeno tem se intensificado ao longo dos anos. Assim sendo, desde o ano 2000, as eleições de 2024 marcarão o pico de candidaturas únicas, refletindo uma queda no número total de candidatos: 15.441, em comparação com 19.379 em 2020, o que representa uma redução de 20,3%.
Nas cidades com apenas um candidato, a média populacional é de 6,7 mil habitantes, portanto indicando que essa tendência é mais comum em municípios menores. A maioria dos candidatos únicos busca a reeleição, com 70% do total. Assim, dos 214 que disputam, espera-se que 154 sejam reeleitos, enquanto 60 são novos nomes na corrida.
LEIA MAIS:
- Deputados debatem lei para suspender dívidas de vítimas de calamidade pública
- Governo avalia distribuir cestas básicas para quem perdeu Bolsa Família em apostas
- Nota Fiscal Gaúcha distribuirá prêmios de até R$1 Mil no Dia das Crianças; Saiba como ganhar
Veja a lista de municípios com apenas um candidato
Do total de cidades com candidatura única em 2024, assim dendo, a maioria (61%) é do Rio Grande do Sul (43), além disso, seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).
Entre as cidades gaúchas estão por exemplo, a região Alto Feliz, Harmonia, Feliz e Tupandi aparecem na lista.
Outras cidades gaúchas na lista são por exemplo:
- Alto Feliz.
- Arroio do Tigre.
- Barra Funda.
- Barracão.
- Barão de Cotegipe.
- Benjamin Constant do Sul.
- Boa Vista do Cadeado.
- Braga.
- Cacique Doble.
- Cerro Grande.
- Ciríaco, Crissiumal.
- Derrubadas.
- Dois Irmãos das Missões.
- Engenho Velho.
- Ernestina.
- Fagundes Varela.
- Itapuca.
- Itatiba do Sul.
- Lagoa Bonita do Sul.
- Nova Alvorada.
- Nova Bréscia.
- Nova Roma do Sul.
- Novo Xingu.
- Pejuçara.
- Ponte Preta.
- Rio dos Índios.
- Rolador.
- Rondinha.
- Santa Tereza.
- São Domingos do Sul.
- São Martinho.
- São Pedro da Serra.
- São Pedro das Missões.
- Travesseiro.
- Turuçu.
- Unistalda.
- Vera Cruz.
- Vila Lângaro.
- Vista Gaúcha.
Historicamente, ao longo das últimas sete eleições, 699 municípios apresentaram pelo menos um candidato único, sendo assim, com 562 dessas cidades tendo essa situação apenas uma vez. No entanto, em 30 cidades, a candidatura única já ocorreu em três ou mais eleições, sendo 12 delas localizadas no Rio Grande do Sul.
Em contraste, o número de municípios com duas candidaturas aumentou: em 2020, 38% tinham até dois candidatos, enquanto agora esse número subiu para 53%. Portanto, essa informação é reveladora do panorama atual da política municipal no Brasil.