Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Canoas prenderam um criminoso foragido na última sexta-feira (18). Ele é um dos alvos da Operação Contenção que tem o objetivo de prender criminosos de alta periculosidade que integram um grupo criminoso que atua no bairro Guajuviras.
De acordo com a Polícia Civil, o criminoso estava foragido do sistema prisional. Ele saiu da cadeia há poucos meses logo após receber o benefício do uso da tornozeleira eletrônica. Porém, ele rompeu o equipamento.
LEIA MAIS:
- Criminosos matam homem e acabam presos pela Brigada Militar em Canoas
- Irmãos morrem após carro colidir contra árvore; veja quem são as vítimas
- Criminosos matam homem e acabam presos pela Brigada Militar em Canoas
Roubo de carro e fuga em Canoas
Após receber voz de prisão, o criminoso fugiu pulando os muros das residências vizinhas ao endereço em que ele estava escondido. Em seguida, apontando a arma para moradores, ele roubou um veículo e ao sair do imóvel, foi novamente abordado pelos agentes. Porém, ele não obedeceu à ordem de prisão, apontou a arma aos policiais e acelerou o veículo em direção a eles.

Na sequência, o criminoso fugiu em alta velocidade com o veículo roubado, dando início à perseguição. Com o apoio de agentes da Delegacia de Polícia de Esteio e de policiais dos batalhões 15º, 33º e 34º da Brigada Militar, os agentes recapturaram o foragido. Durante a abordagem, encontraram com ele uma pistola .40 com dois carregadores municiados, luvas e abraçadeiras de nylon, frequentemente usadas em crimes patrimoniais.
Além disso, na residência em que o preso estava escondido, os policiais encontraram um colete balístico, uma porção de maconha, comprimidos de ecstasy e dois documentos falsos
Além de cumprir a prisão por estar foragido, as autoridades autuaram o criminoso em flagrante por tentar assassinar um policial, roubar com o uso de arma de fogo, traficar drogas, portar uma arma de fogo de calibre restrito e usar um documento falso.
Extensa ficha criminal
Ainda, conforme a polícia, o preso tem antecedentes por receptação, porte de arma de fogo, roubo de veículo, roubo a pedestre e latrocínio.
De acordo com o delegado Gustavo Bermudes, titular da DRACO, a prisão desse importante alvo tem o objetivo de conter os ânimos das facções rivais que, nos últimos dias, provocaram um aumento nos índices de crimes contra a vida.
O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM), delegado Cristiano Reschke, ressalta a importância em se dar uma pronta e efetiva resposta aos casos graves ocorridos em Canoas.