Uma bebê de oito meses surpreendeu a todos ao apresentar sinais de respiração durante seu próprio velório, no último sábado (19), no município de Correia Pinto, em Santa Catarina. De acordo com informações da Prefeitura, a menina havia dado entrada no hospital por volta das 3h da madrugada e, após ser atendida, seu óbito foi confirmado pela equipe médica.
Após o falecimento, o corpo da bebê foi encaminhado diretamente para o velório. No entanto, durante a cerimônia, algumas pessoas notaram que a criança parecia respirar. Imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado, e a bebê foi levada de volta ao hospital para um novo atendimento.
LEIA MAIS:
- Adolescente de 12 anos morre de H1N1
- Bebê de 30 dias e mais duas crianças ficam feridas após acidente em Canoas
- Grávida morta teve bebê arrancado da barriga; Suspeita ainda fingiu dar a luz
Bebê de 8 meses apresenta sinais de vida durante velório: óbito pela segunda vez
Mais uma vez, os médicos realizaram todos os procedimentos possíveis, mas constataram a morte da criança pela segunda vez. Um vídeo gravado no momento mostra os bombeiros em frente à Funerária São José, enquanto a comoção tomava conta dos presentes.
Diante dessa situação incomum, a diretora-geral da Fundação Hospitalar Faustino Riscarolli tomou a decisão de acionar o Instituto Geral de Perícias (IGP) imediatamente. O órgão será responsável por analisar minuciosamente o caso e emitir um laudo definitivo sobre a causa da morte, o que deve acontecer dentro de 30 dias.
Em nota oficial, a Prefeitura de Correia Pinto fez questão de esclarecer que, em hipótese alguma, qualquer profissional de saúde pode emitir atestados ou declarações de óbito sem que haja a confirmação precisa das condições do paciente.
Nota completa da Prefeitura de Correia Pinto
A Prefeitura de Correia Pinto, por meio da Fundação Hospitalar Faustino Riscarolli, se solidariza com a família de Kiara Crislayne de Moura dos Santos neste momento de dor e esclarece que a paciente deu entrada no hospital por volta das 3 horas do dia 19 de outubro de 2024. O atendimento foi realizado pela equipe plantonista, que constatou o óbito da criança.
Mais tarde no mesmo dia, por volta das 19 horas, a criança foi novamente trazida ao hospital pelo Corpo de Bombeiros Municipal, com relato de sinais de saturação. A equipe médica, mais uma vez atendeu a criança, e foi constatado o óbito.
Diante dessa situação, a Diretora Geral da Fundação Hospitalar Faustino Riscarolli prontamente acionou o Instituto Geral de Perícias (IGP), que realizará a análise e emitirá o laudo conclusivo no prazo de aproximadamente 30 dias.
A Prefeitura de Correia Pinto reitera o seu compromisso em proporcionar o melhor atendimento para todos os cidadãos, e reforça que, em nenhuma circunstância, qualquer profissional pode emitir atestados ou declarações sem a devida constatação das condições do paciente. Além disso, todos os profissionais de saúde são constantemente orientados e treinados, garantindo que a vida e o bem-estar das pessoas sejam sempre a prioridade.