32.4 C
Canoas
22 de outubro de 2024

Saiba o que fazer caso seu celular seja furtado ou roubado

Saiba o que fazer caso seu celular seja furtado ou roubado. Aprenda os passos essenciais para bloquear o celular e impedir acesso a dados

Hoje em dia, o risco de ter o celular roubado está presente em muitos ambientes, incluindo festivais, festas e até mesmo na rua. No Rock In Rio, realizado no mês passado, ladrões furtaram mais de 600 celulares durante os sete dias do evento.

O governo do Rio de Janeiro divulgou um balanço alarmante: dos 614 furtos registrados, impressionantes 573 ocorreram dentro do festival, o que representa mais de 90% do total. Esse número se alinha aos dados sobre furtos de celulares na capital. Segundo o levantamento mais recente, realizado no primeiro trimestre deste ano, a cidade registra cerca de 100 roubos de celulares diariamente.

Em São Paulo, a situação não é diferente; em 2023, a cidade registrou 103.493 celulares roubados. Além disso, as pesquisas revelam que 1 em cada 3 habitantes de São Paulo já enfrentou a perda de seu aparelho para um ladrão.

Confira algumas dicas para caso se torne vítima.

LEIA MAIS:

Saiba o que fazer caso seu celular seja furtado ou roubado: bloqueie o aparelho remotamente

Após confirmar que ladrões realmente roubaram o dispositivo e que a recuperação imediata não é possível, você deve limpar os dados como primeiro passo. Você pode realizar esse procedimento por meio de um computador ou outro telefone, acessando sua conta da Apple (iCloud, para iPhones) ou do Google (para Android).

Basta selecionar a opção “Apagar Dispositivo” para iPhones ou “Limpar Dispositivo” para Android. Assim que realizar a ação, todos os dados do aparelho ficarão inacessíveis. No entanto, é importante lembrar que o bloqueio não funcionará se o celular estiver no modo avião. A Apple ressalta que, se o dispositivo estiver off-line, ele será apagado remotamente assim que voltar a ficar on-line.

Bloqueie o aplicativo do Banco

Em segundo lugar, caso a opção de apagar os dados não funcione, você deve contatar seu banco para bloquear o aplicativo. Isso impede que o ladrão acesse suas contas e realize transações. Cada instituição tem um procedimento diferente para o bloqueio, portanto, entre em contato com o atendimento ao cliente do seu banco para receber orientações específicas.

Essas medidas dão mais segurança em caso de roubou ou furto. Saiba mais sobre segurança aqui.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!