Um surto de E. coli, ligado ao hambúrguer Quarterão do McDonald‘s, resultou em uma morte e deixou dezenas de pessoas doentes em dez estados americanos, conforme o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Na última terça-feira (22), o CDC confirmou que 49 pessoas contraíram a infecção, e dez delas precisaram ser hospitalizadas.
A cepa envolvida, E. coli O157:H7, é conhecida por causar doenças graves e foi responsável por um surto em 1993 que resultou na morte de quatro crianças que consumiram hambúrgueres malpassados em restaurantes Jack in the Box. Em decorrência desse recente surto, as ações do McDonald‘s caíram cerca de 6% no pós-mercado americano. Além disso, um trader de gado alertou que esse evento pode impactar os futuros do gado nos EUA, ameaçando a demanda por carne bovina.
LEIA MAIS:
- Comer maçã todo dia faz bem? Entenda
- Homem ganha indenização de R$84 milhões da Johnson & Johnson após desenvolver câncer raro por uso de talco
- Gordura no fígado: saiba o que causa e como tratar de doença
Todos os pacientes investigados relataram que comeram no McDonald‘s antes de apresentarem os sintomas, com a maioria mencionando especificamente o Quarterão. O CDC ainda não identificou o ingrediente exato responsável pela infecção, mas os investigadores estão focando nas cebolas frescas fatiadas e nos hambúrgueres de carne bovina.
A maior parte dos doentes é originária do Colorado e do Nebraska. Segundo o diretor de cadeia de suprimentos do McDonald‘s na América do Norte, Cesar Piña, as descobertas iniciais indicam que as cebolas fatiadas utilizadas no Quarterão podem estar ligadas ao surto, provenientes de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição.
McDonald’s sob investigação
Enquanto a investigação prossegue, o McDonald‘s tomou a iniciativa de remover proativamente as cebolas fatiadas e os hambúrgueres utilizados no Quarterão. A retirada foi feita nas lojas das áreas afetadas, incluindo Colorado, Kansas, Utah e Wyoming. A empresa também suspendeu temporariamente a venda do sanduíche nessas regiões e está trabalhando com fornecedores para repor o estoque na próxima semana.
Os sintomas da E. coli incluem cólicas abdominais severas, diarreia e vômito.