Mais de 300 kg de carnes mofadas, sujas e com ferrugem são apreendidas em fábricas durante uma operação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). As 11 indústrias de embutidos com inspeção municipal na cidade de Jaguarão foram alvos da ação.
Durante essa operação, os fiscais apreenderam cerca de 300 kg de carne, linguiças e outros produtos de origem animal que se mostraram impróprios para consumo.
LEIA MAIS:
- Homem ganha indenização de R$84 milhões da Johnson & Johnson após desenvolver câncer raro por uso de talco
- Gordura no fígado: saiba o que causa e como tratar de doença
- Anvisa proíbe venda de leite em pó suspeita de contaminação
Mais de 300 kg de carnes mofadas, sujas e com ferrugem são apreendidas em fábricas: ambiente sujo
Dentre os estabelecimentos inspecionados, oito apresentaram diversas irregularidades, como produtos vencidos, itens sem procedência e armazenamento inadequado. Além disso, alguns produtos estavam sendo comercializados sem a devida inspeção sanitária, o que resultou em autuações.
As instalações, equipamentos e utensílios utilizados na manipulação dos alimentos mostraram-se em condições alarmantes, com sujeira, ferrugem e mofo. Como consequência, dois locais foram interditados devido às péssimas condições de higiene.
Essa ação de fiscalização contou com a participação do promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. Ele trabalhou em conjunto com o promotor Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre. Além disso, a equipe incluiu representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e do Serviço de Inspeção Municipal de Jaguarão.