19.6 C
Canoas
05 de dezembro de 2024

Décimo Terceiro do INSS: veja quem recebe em novembro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a fazer o pagamento do décimo terceiro salário em parcela única

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a fazer o pagamento do décimo terceiro salário em parcela única para aposentados. Também recebem pensionistas e beneficiários que passaram a receber a partir de junho deste ano.

Esse grupo será o único a receber o abono natalino agora. Pois aqueles que já eram beneficiários antes de junho receberam o 13º salário ainda no primeiro semestre de 2024.

Além disso, o INSS alerta para falsas informações que circulam nas redes sociais e em sites. Nelas, é sugerido um pagamento de uma “folha extra” ou até de um “14º salário” para os segurados. Segundo o INSS, tais afirmações são enganosas e não têm base legal. “Essas informações não são verdadeiras”, esclarece o instituto, que orienta os beneficiários. O Instituto orienta usuários a serem cautelosos ao acessar links que prometem pagamentos adicionais ou apresentam supostas listas de contemplados.

LEIA MAIS:

Décimo Terceiro do INSS: veja quem recebe em novembro: atenção

Dessa forma, aqueles que passaram a receber benefícios do INSS a partir de junho de 2024 terão o 13º salário incluído na folha de pagamento de novembro, em parcela única. O INSS vai liberar o pagamento mensal, junto ao abono, entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro. Sendo de acordo com o final do número do benefício e dependendo se o valor do benefício é equivalente ou superior ao salário mínimo.

Créditos: Valor Investe

Além de aposentados e pensionistas, o 13º salário será pago a beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade. Assim, para casos em que o benefício termine antes de 31 de dezembro de 2024, o INSS pagará o valor proporcional do abono anual.

Quem não recebe

Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem baixa renda, não têm direito ao 13º salário, assim como os beneficiários da Renda Mensal Vitalícia.

Pagamentos já realizados no primeiro semestre

Desde 2020, o INSS tem realizado os pagamentos do 13º salário no primeiro semestre. Em 2024, cerca de 30 milhões de segurados, incluindo aposentados e pensionistas, receberam o abono entre 24 de abril e 8 de maio, com liberação de duas parcelas para quem recebe acima de um salário mínimo. Esse grupo incluiu segurados que receberam, ao longo de 2023, benefícios como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!