22 C
Canoas
20 de agosto de 2025

“Sou ficha limpa”, afirma Airton Souza após STJ recusar recursos da defesa

O Superior Tribunal de Justiça recusou os recursos da defesa do prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL)

O Superior Tribunal de Justiça recusou os recursos da defesa do prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL). A decisão da última terça-feira (12), de acordo com a Justiça Eleitoral, não impede a diplomação e posse do político em 1° de janeiro de 2025.

“A decisão desta terça-feira (12) em nada altera o resultado da eleição e da vontade soberana dos canoenses. Minha candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral porque sou ficha limpa — e continuo sendo”, afirma Airton Souza em nota (leia na íntegra abaixo).

LEIA MAIS:

“Sou ficha limpa”, afirma Airton Souza após STJ recusar recursos da defesa: entenda o caso

Airton Souza responde a um processo de 2012 quando administrava a Companhia de Indústrias Eletroquímicas (CIEL) ligada à Corsan. Na época, ele foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa e recorreu ao Tribunal de Justiça e a 2ª Câmara Cível. Porém, os dois órgãos mantiveram a condenação. Logo após, o político ingressou com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que recusou os argumentos da defesa por três vezes.

“Sou ficha limpa”, afirma Airton Souza após STJ recusar recursos da defesa

De acordo com a apuração da GBC, os advogados de Airton devem recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). A condenação prevê a perda dos direitos políticos, a devolução de R$ 5 milhões aos cofres públicos e a perda da função política. Porém, a última pena, seria referente à presidência da Ciel, cargo que o político não ocupa mais.

“O processo ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda não terminou e a minha defesa ingressará com os recursos cabíveis para que a verdade prevaleça. Jamais agi de má-fé, prova disso que o próprio Tribunal de Justiça frisou o fato de não haver dolo na ação, muito menos enriquecimento ilícito. Por esse motivo, confio que mais cedo ou mais tarde a Justiça será feita”, pontua Airton em nota.

Veja nota de Airton Souza na íntegra

“A decisão desta terça-feira (12) em nada altera o resultado da eleição e da vontade soberana dos canoenses. Minha candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral porque sou ficha limpa — e continuo sendo.

O processo ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda não terminou e a minha defesa ingressará com os recursos cabíveis para que a verdade prevaleça. Jamais agi de má-fé, prova disso que o próprio Tribunal de Justiça frisou o fato de não haver dolo na ação, muito menos enriquecimento ilícito. Por esse motivo, confio que mais cedo ou mais tarde a Justiça será feita.

Tenho a tranquilidade em dizer que a vontade majoritária dos canoenses será respeitada. Conquistamos uma vitória legítima, tanto em 1º, quanto em 2º turno. Os trabalhos do grupo de transição estão ocorrendo e, a partir de janeiro, iniciaremos as transformações que nossa cidade tanto precisa.

Atenciosamente,
Airton Souza, vereador e prefeito eleito de Canoas”

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS