Neste mês de novembro, o INSS realizará cerca de 1,7 milhão de pagamentos do 13º salário, destinado exclusivamente a aposentados e pensionistas. Estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas serão beneficiadas, considerando aqueles que recebem as duas parcelas do benefício.
Desde 2020, o Governo Federal adotou a prática de antecipar a liberação do 13º salário para aposentados, com os pagamentos ocorrendo no primeiro semestre de cada ano. Essa antecipação tem como objetivo impulsionar a economia. Além disso, garante que os beneficiários que começam a receber seus pagamentos após essa data recebam uma quantia proporcional.
LEIA MAIS AQUI:
- Havan confirma loja em Canoas
- Saiba quando o Auxílio Gás será pago; Entenda quem tem direito
- Não pagou o IPVA? Dívida pode ficar maior; Entenda
No entanto, é importante destacar que os beneficiários que já receberam o pagamento antecipado do 13º salário não terão um novo depósito referente ao benefício em novembro. O valor do 13º será calculado com base no tempo em que o indivíduo efetivamente recebe o benefício.
Portanto, o valor a ser pago será proporcional ao período de recebimento do benefício. Isso significa que quem tem direito ao 13º salário não receberá o valor total do benefício, mas sim uma quantia correspondente ao tempo de benefício acumulado até o momento do pagamento.
Calendário de pagamento do benefício exclusivo do INSS aposentados e pensionistas
Para quem recebe um salário mínimo
Final 1: 25 de outubro;
Final 2: 28 de outubro;
Final 3: 29 de outubro;
Final 4: 30 de outubro;
Final 5: 31 de outubro;
Final 6: 1º de novembro;
Final 7: 4 de novembro;
Final 8: 5 de novembro;
Final 9: 6 de novembro;
Final 0: 7 de novembro.
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
Final 1 e 6: 1º de novembro;
Final 2 e 7: 4 de novembro;
Final 3 e 8: 5 de novembro;
Final 4 e 9: 6 de novembro;
Final 5 e 0: 7 de novembro.