A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, na terça-feira (19), o uso emergencial de uma nova vacina contra a mpox, desenvolvida pela farmacêutica japonesa KM Biologics. Este é o segundo imunizante a obter aprovação pela OMS.
A vacina LC16m8 será disponibilizada para facilitar o acesso rápido a vacinas nas áreas com surtos em expansão. A licença emergencial permitirá que as autoridades aprovem e importem o medicamento com agilidade, viabilizando a distribuição nas regiões mais afetadas.
O governo japonês também se comprometeu a doar 3,05 milhões de doses da vacina à República Democrática do Congo (RDC).
LEIA MAIS:
- Antisséptico Brasileiro mostra alta eficácia contra vírus
- Secretaria de Saúde do RS alerta para casos de coqueluche
- Paciente com câncer de pulmão é o primeiro a receber nova vacina contra a doença
A OMS declarou em agosto de 2022 que a mpox representava uma emergência de saúde pública internacional, após o aumento de casos da variante 1b na RDC, que se espalhou para outros países. Recentemente, os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso de uma nova variante, e o Reino Unido registrou dois casos de transmissão local.
Neste ano, detectaram a mpox e suas variantes em 80 países, sendo a RDC o mais afetado. O país registrou quase mil mortes e a maior parte dos 39 mil casos suspeitos.
A nova vacina oferece uma esperança importante no combate à doença, especialmente nas regiões mais impactadas pela epidemia.