Na última terça-feira (26), uma discussão envolvendo uma criança com autismo dentro de uma linha de ônibus em Canoas chamou atenção. O caso repercutiu nas redes sociais. Um vídeo gravado por um passageiro registrou o momento em que um homem discutia fortemente com outras pessoas. O motivo: uma a criança estar ocupando um dos assentos preferenciais.
LEIA MAIS:
- Prefeitura analisa áreas para construção de dois novos diques em Canoas
- Veja onde ônibus itinerante distribui doações em Canoas
- Trânsito de Canoas tem acidentes, bloqueios e obras
Homem confronta criança com autismo por assento dentro de ônibus em Canoas: discussão com outros passageiros
No vídeo, publicado pelo Canoas Mil Grau, o homem aparenta estar indignado com o fato de o lugar estar sendo utilizado pela criança. Ele tenta argumentar, mas outros passageiros o confrontam. De acordo com informações do próprio vídeo, a criança é portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, portanto, tem direito assegurado ao uso do assento preferencial, conforme a Lei 14.626/2023.
A gravação mostra a criança usando o cordão azul, característico para identificação de pessoas com TEA, enquanto observa a confusão em silêncio. Embora não apareça na filmagem, testemunhas relataram que a postura do homem foi considerada grosseira e desrespeitosa, o que gerou reações exaltadas dos demais passageiros.
Em determinado momento, o homem decide descer do coletivo, fato esse que causa um aplauso pelos outros passageiros.
Lei garante direitos prioritários para pessoas com TEA
A Lei 14.626/2023 garante que pessoas com TEA, além de idosos, gestantes e portadores de deficiências físicas, tenham direito a assentos preferenciais e atendimento prioritário em locais como hospitais, bancos e outros serviços.
Nas redes sociais, usuários destacaram que situações como essa reforçam a necessidade de conscientização sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com TEA e suas famílias no dia a dia.