13.4 C
Canoas
15 de agosto de 2025

Conheça frutas que não devem ser consumidas no almoço

O nutricionista alerta: não deixe de comer frutas no almoço

Muita gente gosta de comer frutas junto com a comida no almoço. Porém, segundo um nutricionista, algumas não são os melhores acompanhamentos para essa refeição.

De acordo com o nutricionista Lucca Machado, banana, manga e melância não são os melhores acompanhamentos para o almoço. Segundo o profissional, elas podem acabar afetando o equilibro do seu organismo. Porém, qual o motivo?

LEIA MAIS:

Índice glicêmico: o que é e porque importa?

Para poder explicar porque as frutas citadas acima não são recomendadas para comer junto com o almoço, é necessário entender o que é o tal “índice glicêmico”. Conhecido como IG, ele funciona como uma escala que mede a rapidez com que os carboidratos presentes nos alimentos se transformam em açúcar no sangue.

Mas, porque as frutas citadas acima não podem ser consumidas junto com o almoço? De acordo com o nutricionista, quanto maior for o IG, mais rápido o açúcar entra no sangue. Na prática, este é o problema. Conforme o profissional, nosso corpo não gosta de picos de glicose.

Ainda, de acordo com o nutricionista, quando o pico de glicose ocorre, o corpo humano libera insulina para dar conta do açúcar. Essa liberação pode causar desequilíbrio e até sono após a hora do almoço.

Conheça um pouco sobre as frutas que não podemos comer junto com o almoço

Banana
Essa fruta é a preferida de muita gente devido a sua praticidade na hora de comer. Além disso, ela é rica em nutrientes. Porém, na hora do almoço, ela não é aconselhável. A banana madura tem índice glicêmico elevado devido ao açúcar natural.

Além disso, ao consumir a banana, o corpo precisa trabalhar mais para processar os carboidratos e açúcares. Na prática, isso aumenta a sensação de peso no estômago e atrapalha a digestão. A sugestão é consumir a fruta no café da manhã ou como um lanche rápido no meio da tarde.

Manga
Rica em um vitaminas importantes e deliciosa, a manga também tem um IG alto. Come-la após ingerir carboidratos, poderá sobrecarregar o sistema. Após o consumo, a liberação de insulina poderá causar armazenamento de gordura, sensação de cansaço e até fome.

Melância
Por fim, é hora de conhecer a melancia. Conhecida por ser uma das melhores frutas para se hidratar, a fruta é rica em frutose (nome que é dado para o açúcar natural da fruta). Com isso, após comer a melancia, sua glicose poderá subir rapidamente.

Não deixe de comer essas frutas, mas opte por outras no almoço

De acordo com Machado, esse alerta não tem o objetivo de fazer você cortá-las da sua rotina. Conforme o nutricionista, elas são cheias de nutrientes e fazem muito bem. Porém, é necessário cuidar o momento em que são consumidas.

Para o almoço, a dica de Lucca é fácil: prefira frutas com menor IG como maça, pera ou morango.

Conheça frutas que não devem ser consumidas no almoço
Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS