Muita gente gosta de comer frutas junto com a comida no almoço. Porém, segundo um nutricionista, algumas não são os melhores acompanhamentos para essa refeição.
De acordo com o nutricionista Lucca Machado, banana, manga e melância não são os melhores acompanhamentos para o almoço. Segundo o profissional, elas podem acabar afetando o equilibro do seu organismo. Porém, qual o motivo?
LEIA MAIS:
- 7 opções saudáveis de café da manhã que ajudam a emagrecer
- O que é paralisia do sono? Entenda as causas e veja dicas para evitá-la
- Receita de bolo de cenoura simples com cobertura de chocolate
Índice glicêmico: o que é e porque importa?
Para poder explicar porque as frutas citadas acima não são recomendadas para comer junto com o almoço, é necessário entender o que é o tal “índice glicêmico”. Conhecido como IG, ele funciona como uma escala que mede a rapidez com que os carboidratos presentes nos alimentos se transformam em açúcar no sangue.
Mas, porque as frutas citadas acima não podem ser consumidas junto com o almoço? De acordo com o nutricionista, quanto maior for o IG, mais rápido o açúcar entra no sangue. Na prática, este é o problema. Conforme o profissional, nosso corpo não gosta de picos de glicose.
Ainda, de acordo com o nutricionista, quando o pico de glicose ocorre, o corpo humano libera insulina para dar conta do açúcar. Essa liberação pode causar desequilíbrio e até sono após a hora do almoço.
Conheça um pouco sobre as frutas que não podemos comer junto com o almoço
Banana
Essa fruta é a preferida de muita gente devido a sua praticidade na hora de comer. Além disso, ela é rica em nutrientes. Porém, na hora do almoço, ela não é aconselhável. A banana madura tem índice glicêmico elevado devido ao açúcar natural.
Além disso, ao consumir a banana, o corpo precisa trabalhar mais para processar os carboidratos e açúcares. Na prática, isso aumenta a sensação de peso no estômago e atrapalha a digestão. A sugestão é consumir a fruta no café da manhã ou como um lanche rápido no meio da tarde.
Manga
Rica em um vitaminas importantes e deliciosa, a manga também tem um IG alto. Come-la após ingerir carboidratos, poderá sobrecarregar o sistema. Após o consumo, a liberação de insulina poderá causar armazenamento de gordura, sensação de cansaço e até fome.
Melância
Por fim, é hora de conhecer a melancia. Conhecida por ser uma das melhores frutas para se hidratar, a fruta é rica em frutose (nome que é dado para o açúcar natural da fruta). Com isso, após comer a melancia, sua glicose poderá subir rapidamente.
Não deixe de comer essas frutas, mas opte por outras no almoço
De acordo com Machado, esse alerta não tem o objetivo de fazer você cortá-las da sua rotina. Conforme o nutricionista, elas são cheias de nutrientes e fazem muito bem. Porém, é necessário cuidar o momento em que são consumidas.
Para o almoço, a dica de Lucca é fácil: prefira frutas com menor IG como maça, pera ou morango.