A Prefeitura de Canoas concluiu a limpeza dos transbordos temporários de resíduos da enchente, na última sexta-feira (29). O último dos terrenos a ser desocupado foi o da Avenida Guilherme Schell, no bairro São Luís, que armazenou um dos maiores volumes de cargas recolhidas.
Além da Avenida Guilherme Schell, também funcionaram transbordos no Parque Eduardo Gomes, na Avenida Irineu Carvalho Braga, no pátio da empresa Bianchini e na Rua David Canabarro.
LEIA MAIS AQUI:
- Prefeitura homenageia mulheres vítimas de feminicídio
- Estado abre 7 concursos públicos com salários de até R$10 mil; Inscreva-se
- Veja como consultar CPF para receber auxílios
No momento, todos os cinco pontos utilizados estão totalmente desocupados, e a tempo de usarem o parque Eduardo Gomes como sede da tradicional Semana Farroupilha.
Quantas toneladas de resíduos em Canoas
Canoas recolheu um total de 400 mil toneladas de resíduos da frente das casas, um volume maior do que o retirado em Porto Alegre e que equivale a cinco anos de recolhimento de lixo orgânico.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron, os transbordos tiveram papel essencial no enfrentamento aos transtornos causados pela catástrofe climática. “Os transbordos temporários foram fundamentais para a operação de limpeza das vias da cidade após a enchente, e a utilização destes espaços permitiu que as cargas fossem retiradas muito mais rápido do que se fossem levadas diretamente ao destino final”, explicou o secretário.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de Canoas homenageia mulheres vítimas de feminicídio
Na última sexta-feira (29), as famílias de duas vítimas de feminicídio em Canoas participaram de um ato emocionante na Casa Lilás Débora Machado, onde a prefeitura instalou duas placas de homenagem no Jardim “Para Sempre Elas”.
O evento fez parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que segue até o dia 10 de dezembro. Por isso, a partir deste sábado, a cidade também contará com atendimentos especializados no Centro de Referência da Saúde da Mulher.
Contudo, as vítimas homenageadas pela prefeitura de Canoas foram: Patrícia Rosa dos Santos, de 41 anos, e Edilene Silveira Sartori, de 38 anos, que perderam a vida em crimes brutais.
O marido de Patrícia, de 48 anos, assassinou-a no dia 22 de outubro, utilizando medicação hospitalar.
Participação da prefeitura
Além disso, durante o ato, a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, destacou o trabalho contínuo da rede de apoio e proteção em Canoas.
“Temos mais de 30 serviços à disposição das mulheres, como apoio psicológico, abrigamento e a Casa Lilás, um espaço para capacitação. A presença da rede ajuda a conter a violência e fortalece a luta por justiça,” afirmou.