29.9 C
Canoas
14 de janeiro de 2025

Nestlé recolhe Mucilon contaminado com toxina

Conforme a Nestlé, os lotes de Mucilon contaminados serão destruídos.

A Nestlé informou nesta segunda-feira (2) que irá recolher, de forma voluntária, lotes contaminados de Mucilon. O motivo, conforme a empresa, é que lotes da linha “Meu Primeiro Linha” apresentam toxinas acima do que é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Nestlé, análises de rotina identificaram a presença de aflatoxina em níveis acima do estabelecido pela lei brasileira. Para quem não conhece, a substância apresenta risco para a saúde de pessoas e animais domésticos em quantidades elevadas.

LEIA MAIS:

Além disso, segundo a empresa, os produtos dos lotes (veja lista abaixo quais que estão contaminados) que contém a substância em grande quantidade estão com a comercialização suspensa e tiveram sua distribuição interrompida. Os produtos serão destruídos.

Por fim, a Nestlé ressalta que os demais lotes de produtos “Meu Primeiro Lanchinho” estão aptos para o consumo.

Quais são os lotes contaminados de Mucilon recolhidos pela Nestlé

  • Meu primeiro Lanchinho, snack de morango e banana, sachê de 35g com datas de validade em 01/05/2025, 01/06/2025, 01/07/2025, dos lotes específicos.
  • Meu Primeiro Lanchinho, Snack de Laranja e Banana, sachê de 35g, com datas da validade em 01/06/2025.

Saiba se os produtos contaminados podem fazer mal aos bebês?

De acordo com a Nestlé, as quantidades de aflatoxina encontradas nos lotes de Mucilon citados acima estão muito abaixo da quantidade que é necessária para causar reações imediatas. Porém, é preciso ficar atento: a intoxicação por esse tipo de toxina poderá ocorrer de forma aguda, quando há ingestões de altas quantidades em curto período tempo, ou crônica, quando há ingestão prolongada e contínua.

Ainda, segundo a empresa, as quantidades de alatoxina encontradas em lotes de Mucilon estão muito abaixo da quantidade que é necessária para causar qualquer reações imediatas. Por fim, a empresa ressalta que os lotes apresentam risco de contaminação prolongada. Na prática, eles podem gerar riscos para a saúde e, em casos extremos, problemas no fígado.

Comprei um Mucilon contaminado e agora?

Quem adquiriu um Mucilon contaminado com os lotes citados neste texto, deverá procurar a Nestlé para realizar a devolução gratuita. A empresa informou que irá reembolsar todos os consumidores.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!