23.9 C
Canoas
16 de janeiro de 2025

Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório em carros de passeio

A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor aprovou um projeto de lei sobre a obrigatoriedade

O extintor de incêndio poderá voltar a ser item obrigatório nos carros de passeio. Na última semana, a Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor aprovou um projeto de lei sobre a obrigatoriedade.

De acordo com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que emitiu parecer favorável ao retorno da obrigatoriedade, a lei é uma medida crucial para a segurança pública. De acordo com o político, o curso do extintor é baixo em comparação com o preço médio dos veículos. Além disso, ele destaca que muitos incêndios em veículos poderiam ser evitados com a utilização de equipamentos adequados.

LEIA MAIS AQUI:

“É um item simples, mas eficiente, que pode salvar vidas em situações de emergência”, afirma Braga.

Ainda, conforme o senador, a obrigatoriedade é ideal pois cerca de 17% dos recalls de automóveis no Brasil envolvem problemas que podem causar incêndios. Além disso, ele cita que em outros países, o item já é obrigatório.

Retorno da obrigatoriedade de extintor de incêndio nos carros de passeio não é unanimidade entre políticos

A discussão sobre a presença de extintores nos veículos altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e equipara o item a cintos de segurança e airbags, separa os políticos. O retorno da obrigatoriedade não é unanimidade entre eles.

Segundo o senador Styvenson Valentin (Podemos-RN), o mais seguro para o condutor fazer em condições de incêndio é abandonar o veículo e, logo após, acionar os bombeiros.

Obrigatoriedade mudará Código de Trânsito Brasileiro

Desde 2015, o uso de extintores para veículos de passeio deixou de ser obrigatório. Caso a mudança seja aprovada no Plenário do Senado, ficará a cargo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a regulamentação e aplicação da lei.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!