25 C
Canoas
16 de janeiro de 2025

Carro capota após colisão na BR-116 em Canoas

Carro capota após uma colisão com outro veículo na BR-116, em Canoas; O trânsito ficou parcialmente bloqueado

Na noite da última terça-feira (10), um acidente chamou a atenção na BR-116, em Canoas, próximo à Estação Niterói da Trensurb. Dois veículos se envolveram em uma colisão que resultou no capotamento de um deles, gerando transtornos no trânsito.

LEIA MAIS:

Carro capota após colisão na BR-116 em Canoas: vítimas

Apesar da gravidade do acidente na BR-116, não houve relatos de feridos no local. O fluxo de veículos precisou ser parcialmente bloqueado, o que causou lentidão na região por alguns momentos.

LEIA TAMBÉM

RS-118: motorista morre após grave acidente entre carros e ônibus

Um homem morreu após um grave acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (10) no trecho de Alvorada da RS-118. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (BM), a colisão ocorreu no quilômetro 23, próximo ao limite com Gravataí.

Conforme o CRBM, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton, com placas de Alvorada, estava trafegando no sentido Gravataí – Porto Alegre. Neste instante, o veículo tentou ultrapassar um Ford Courier que estava rebocando um veículo de corrida. Porém, a caminhonete, que estava na pista contrária, acabou sendo atingida frontalmente pelo ônibus que saiu de Canoas (TM2). Com o impacto, o veículo de corrida foi atingido.

Com o impacto da colisão, o motorista da Mitsubishi L200 morreu no local. Ele não teve o nome divulgado.

NÃO DEIXE DE CONFERIR

DPVAT voltará a ser cobrado em 2025 no Rio Grande do Sul

Após cinco anos suspenso, o seguro obrigatório (antigo DPVAT), volta a ser cobrado em 2025 no Rio Grande do Sul. O novo seguro para sinistros de trânsito instituído por lei federal passa a ser chamado SPVAT e será administrado e cobrado pela Caixa Econômica Federal.

A mudança vai exigir atenção dos proprietários, que deverão pagar o débito em outro local a partir do ano que vem. O valor do SPVAT (DPVAT) no Rio Grande do Sul, será anunciado em breve, assim como canais de pagamento que serão disponibilizados pela Caixa.

O que é DPVAT

O DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Ele cobre despesas médicas, invalidez permanente ou morte, independentemente de quem tenha causado o acidente.

O pagamento do DPVAT é feito anualmente junto com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O objetivo é garantir proteção financeira às vítimas de acidentes de trânsito.

Sobre vencimento de licenciamento

A partir de 2025, dividirão o vencimento do licenciamento anual dos veículos por placas. Assim, a data limite para circular com o documento de 2024 será 31 de julho de 2025 para todos os motoristas.

Você pode fazer o pagamento a partir de 11 de dezembro, juntamente com a antecipação do IPVA. Contudo, o novo documento só estará disponível na Carteira Digital de Trânsito após o início de 2025.

Para licenciar o veículo em 2025

Para licenciar o veículo em 2025, será necessário quitar, além do IPVA, multas vencidas, o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) e a taxa de licenciamento, que tem o valor de R$ 104,36 para pagamentos feitos até 31 de janeiro de 2025. A partir de fevereiro, essa taxa corrigida automaticamente com base na UPF (Unidade Padrão Fiscal).

Pagamento da taxa de licenciamento, IPVA e multas

Você pode fazer o pagamento de débitos de veículos registrados no Rio Grande do Sul por meio de:

1) Bancos conveniados:  

  • Banrisul (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos) 
  • Sicredi (inclusive para não correntistas no caixa) 
  • Sicoob (inclusive para não correntistas no caixa) 
  • Lotéricas da Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários) 
  • Bradesco (somente para correntistas – canais de autoatendimento) 

2) Pix de qualquer instituição financeira, de qualquer pessoa (não precisa ser o proprietário), basta gerar o código de pagamento via Central de Serviços do DetranRS

3) Instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br, no menu Veículo

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!