Neste domingo (15) o ciclone se move para o norte do estado e isso faz com que o vento atinja o Centro do estado, Porto Alegre e Região Metropolitana, porém de forma mais fraca, de 50 km/h a 80 km/h na maioria dos locais, uma vez que o sistema perde força.
Quando o sistema alcançar a área de Porto Alegre tende a estar mais fraco, mas ainda podem ocorrer algumas rajadas no domingo.
LEIA MAIS AQUI:
- Caixa divulga lista atualizada de vítimas da enchente contempladas com casas
- Dieta da Banana traz benefícios, mas também riscos, alerta especialista
- Aeroporto Salgado Filho retoma operação 24 horas por dia na segunda-feira
A MetSul Meteorologia alerta para a formação de um ciclone subtropical neste final de semana próximo à costa do Sul do Rio Grande do Sul. O fenômeno deverá trazer chuva e rajadas de vento forte no Sul e no Leste do Estado.
“A MetSul adverte que este ciclone pode trazer rajadas de vento fortes a intensas, sobretudo no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, neste fim de semana e talvez ainda nas primeiras horas da segunda-feira”, diz a empresa em texto publicado em seu site.
MetSul alerta para formação de ciclone com ventos de 100m/h: ventos fortes ao longo do final de semana
Conforme a previsão da MetSul, as rajadas de vento no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul devem ficar entre 50km/h e 80km/h. Porém, em alguns a velocidade das rajadas pode chegar a 100km/h.
“O vento mais forte vai ocorrer no Sul do estado, especialmente no Litoral Sul, onde as rajadas podem ficar entre 100 km/h e 120 km/h, não se descartando marcas isoladas superiores. Pontos da Campanha e de áreas entre a Lagoa dos Patos e a costa também podem enfrentar vento intenso”, afirma a MetSul em seu site.
Por fim, a empresa de meteorologia alerta para o alto risco de estragos. Na lista, estão queda de árvores, postes, destelhamentos e possíveis colapsos de estruturas.
Chuvas intensas
Além das informações citadas acima, conforme a MetSul, a formação do ciclone poderá provocar chuvas intensas ao longo do final de semana.
“Não será chuva volumosa generalizada e tampouco contínua, mas em alguns pontos pode atingir marcas até de 100 mm ou mais”, pontua a previsão publicada pela empresa em seu site.
*Com informações de MetSul Meteorologia: https://metsul.com/ciclone-subtropical-bigua-se-formara-com-vento-acima-de-100-km-h/