A Defesa Civil emitiu um alerta para rajadas de vento fortes a intensas, acompanhadas de chuvas, no Sul, Costa Doce, Litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com a Defesa Civil, se você estiver em casa, feche bem portas e janelas para evitar danos. Durante a tempestade, desconecte os aparelhos eletrônicos da tomada para prevenir curtos-circuitos. Também é importante garantir a segurança dos animais de estimação.
LEIA MAIS AQUI:
- Juiz do Trabalho é afastado do cargo em Canoas após operação da Polícia Federal
- Confira quem já recebeu Auxílio Reconstrução; Veja lista
- Mais de 2.500 famílias deverão receber auxílio em Canoas
Fique atento as informações da Defesa Civil sobre o alerta
Fique atento às informações fornecidas pela Defesa Civil. A orientação para a população, é de que ao notar a mudança no tempo, sigam as orientações da Defesa Civil Estadual. Além disso, fique atento ao plano de contingência da sua cidade.

Em caso de emergência, entre em contato imediatamente com os números 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
LEIA TAMBÉM:
MetSul alerta para formação de ciclone com ventos de 100m/h: ventos fortes ao longo do final de semana
Conforme a previsão da MetSul, as rajadas de vento no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul devem ficar entre 50km/h e 80km/h. Porém, em alguns a velocidade das rajadas pode chegar a 100km/h.
“O vento mais forte vai ocorrer no Sul do estado, especialmente no Litoral Sul, onde as rajadas podem ficar entre 100 km/h e 120 km/h, não se descartando marcas isoladas superiores. Pontos da Campanha e de áreas entre a Lagoa dos Patos e a costa também podem enfrentar vento intenso”, afirma a MetSul em seu site.
Por fim, a empresa de meteorologia alerta para o alto risco de estragos. Na lista, estão queda de árvores, postes, destelhamentos e possíveis colapsos de estruturas.
Chuvas intensas
Além das informações citadas acima, conforme a MetSul, a formação do ciclone poderá provocar chuvas intensas ao longo do final de semana.
“Não será chuva volumosa generalizada e tampouco contínua, mas em alguns pontos pode atingir marcas até de 100 mm ou mais”, pontua a previsão publicada pela empresa em seu site.
*Com informações de MetSul Meteorologia: https://metsul.com/ciclone-subtropical-bigua-se-formara-com-vento-acima-de-100-km-h/