O Governo do RS anunciou na manhã desta quinta-feira (19) novas medidas de apoio para vítimas da enchente. O montante de recursos para atingidos pela inundação chega a R$ 47 milhões.
Uma das medidas é o investimento de R$ 20 milhões para a construção de três centros para pessoas idosas em Canoas, Guaíba e Sapucaia do Sul.
LEIA MAIS:
- Vítimas da enchente começam a receber casas em Canoas
- Bolsa Família: veja calendário de pagamentos em janeiro
- Havan começa obras de loja em Canoas
“O Centro DIA é um espaço de cuidado integral, onde a família não vai precisar romper os vínculos. Estamos possibilitando que as famílias tenham um equipamento que cuide, proteja e dê dignidade para o pai, a mãe, o vô e a avó, enquanto a família trabalha”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.
Índice para medir a condição social de famílias após a enchente no RS
Ainda, conforme o Palácio Piratini, será criado um índice para medir a condição social das famílias gaúchas. Chamado de IVF, o índice de vulnerabilidade da família no Rio Grande do Sul, é baseado em quatro eixos. Entre eles estão: habitação, educação e renda familiar.

A ferramenta, de acordo com o governo, irá auxiliar o Estado e municípios a construírem ferramentas para auxílio da população.
Além disso, o Governo do Estado anunciou a destinação de recursos para 77 munícipios gaúchos reformarem, ampliarem e construírem espaços para atendimentos da assistência social.