A Corsan deu um passo importante para garantir a qualidade das obras de repavimentação ao inaugurar o primeiro Laboratório de Análises de Solos e Asfalto, localizado em Canoas. Esse novo espaço, pioneiro na Companhia, permitirá a realização de testes avançados em materiais utilizados nas intervenções de saneamento, elevando os padrões de qualidade e trazendo mais eficiência aos serviços prestados à população.
Corsan dobra capacidade de análises com laboratório tecnológico em Canoas: aumento na eficácia
No laboratório, equipado com tecnologia de ponta, especialistas realizam análises detalhadas em materiais como brita, areia e asfalto, além de classificar os solos para assegurar que estejam em conformidade com as normas técnicas. O processo começa ainda no campo, com a coleta de amostras que, posteriormente, são enviadas para análise.
LEIA MAIS:
- Bolsa Família de janeiro terá pagamento antecipado
- Saiba qual empresa que vendia leite com soda caustica e água oxigenada
- Quem não é casado tem direito a auxílio de R$ 600; Entenda
Parâmetros como umidade, granulometria, compactação e densidade são investigados para definir a matéria-prima ideal para cada tipo de obra.
A expectativa da Corsan é realizar cerca de 400 análises por mês no novo laboratório, número que representa o dobro do que é feito atualmente por meio de parcerias externas. O diretor de operações da Corsan, José João da Fonseca, destacou que a estrutura é fundamental para o sucesso dos projetos de engenharia e melhoria dos serviços.

“Entender a particularidade dos terrenos em que a Corsan vai intervir é fundamental para garantir a excelência da operação e resultados cada vez mais confiáveis na recomposição dos pavimentos”, comenta. Ele ressalta, ainda, que esse controle tecnológico vai aprimorar a estabilidade e durabilidade dos solos. “Por meio dos testes, também identificaremos possíveis problemas, agindo rapidamente nas correções. Além de garantir a qualidade dos materiais e a segurança estrutural das vias repavimentadas, o processo vai reduzir os transtornos com retrabalhos”, conclui.
O laboratório atenderá inicialmente as regiões Metropolitana e Litoral, mas a Corsan já planeja expandir a iniciativa para outras áreas do Rio Grande do Sul com a inauguração de novos espaços nos próximos meses.