Um novo estudo publicado na revista científica The Lancet, oferece mais evidências sobre os benefícios de caminhar para aliviar a dor nas costas. Pesquisadores descobriram que uma rotina regular de caminhada pode ser extremamente eficaz para evitar a recorrência da dor.
A pesquisa focou em adultos com histórico de dor lombar, e os resultados mostraram que aqueles que caminharam regularmente passaram quase o dobro do tempo sem que a dor nas costas retornasse, em comparação com o grupo de controle, que não praticou o exercício.
Essas descobertas corroboram uma série de estudos anteriores que associam a atividade física a melhores resultados no combate à dor nas costas. Uma revisão sistemática de 2019 constatou que a prática de exercícios reduziu a prevalência de dor nas costas, e um estudo de 2017 revelou que a ioga tem eficácia semelhante à fisioterapia para aliviar a dor nas costas.
Sobre a pesquisa da ‘dor nas costas’
Os pesquisadores conduziram a pesquisa com um grupo de amostra relativamente sedentário. Eles coletaram dados de 701 adultos que haviam se recuperado recentemente de episódios de dor nas costas e dividiram os participantes aleatoriamente em dois grupos.
Um recebeu um programa de caminhada individualizado e educação, facilitado por um fisioterapeuta em seis sessões ao longo de seis meses. No entanto, o outro grupo não recebeu intervenção alguma. Assim, os pesquisadores acompanharam ambos os grupos durante um a três anos.
A meta de cada participante do grupo de caminhada era caminhar cinco vezes por semana, por pelo menos 30 minutos diários, com o programa sendo altamente personalizado com base na idade, no índice de massa corporal, no nível de atividade atual, nas restrições de tempo e nas metas pessoais.
Os participantes também receberam um programa educativo para ajudar a entender e reagir à dor. Quando a dor aumentava, os pacientes eram incentivados a continuar caminhando, ajustando a velocidade e a distância conforme necessário. Segundo Hancock, muitas pessoas, quando sentem um aumento da dor nas costas, tendem a se proteger excessivamente e evitam se mover.
Por isso, essas novas descobertas estão alinhadas com as conclusões de uma meta-análise de 2020 sobre a prevenção da dor nas costas, da qual Hancock foi coautor. Além disso, a análise mostrou que o exercício regular combinado com educação física é a forma mais eficaz de evitar a recorrência da dor lombar.
LEIA MAIS:
- Como ativar hormônio para emagrecer e perder peso antes do Natal
- O que a cor da urina pode revelar sobre sua saúde
- Saiba 5 doenças que o suco de banana pode “curar”
Acesse a Agência GBC e veja mais conteúdos sobre saúde.
