Você sabia que em Canoas existe uma lei que proíbe a utilização de fogos de artifício com som em Canoas. Aprovada pela Câmara de Vereadores, ela está em vigor desde 2008.
De autoria do vereador Cris Moraes (PV), a lei permite o uso de artefatos que não fazem nenhum tipo de barulho. Porém, conforme o texto, bombas, morteiros, busca-pés e demais pirotecnias ruidosas estão proibidas.
LEIA MAIS:
- BlaBlaCar suspende serviços de carona; Entenda
- As 5 maiores descobertas arqueológicas dos últimos anos
- Pagamento de benefício para 2025 passa por mudanças; Saiba mais
A medida, de acordo com o parlamentar, é para proteger pessoas e animais. Conforme a justificativa do projeto, o barulho perturba crianças, idosos, pacientes em hospitais e autistas, além dos animais. “É comum, infelizmente, que a comemoração com fogos é capaz de ocasionar fugas desesperadas, mortes, enforcamentos em coleiras, quedas de janelas, taquicardia, salivação, tremores, dentre outros fatores prejudiciais aos nossos amigos”, afirma.
Moraes ainda ressalta que o uso dos artefatos pode gerar risco durante o uso e provocar queimaduras, lesões, amputações de membros ou até perda permanente da audição.

Saiba como denunciar o uso de fogos de artifício com barulhos em Canoas
Como denunciar a utilização de fogos de artifício com barulhos em Canoas? Conforme a lei, o denunciante pode ligar para o 153 da Guarda Municipal ou para o 190 da Brigada Militar.