26.9 C
Canoas
12 de janeiro de 2025

Conheça alimentos que ajudam a evitar diabetes e Alzheimer

Alimentação equilibrada pode ajudar a evitar diabetes e Alzheimer

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, além de essencial, pode ajudar a evitar graves doenças, como diabetes e Alzheimer. Por isso, a GBC preparou essa reportagem especial com cinco alimentos, considerados superalimentos,que provocam efeitos positivos no organismo.

Alimentos ricos em fibras, por exemplo, costumam ajudar na regularidade intestinal. Além disso, eles prolongam a sensação de saciedade e promovem uma flora intestinal saudável. Com isso, um intestino saudável reduzi o risco de diabetes tipo 2 e doenças neurológicas, como o Alzheimer.

LEIA MAIS:

Aliás, outro benefício das fibras, é a ajuda na conversão do triptofano em um aminoácido essencial. Na prática, isso ocorre com à ação das bactérias intestinais que dependem de uma alimentação com fibras para funcionar de forma adequeada.

Por isso, os considerados superalimentos têm um papel fundamental na saúde intestinal e, consequentemente, na prevenção de doenças.

Saiba quais alimentos ajudam a evitar diabetes e Alzheimer

  • Cereais integrais: alimentos como aveia, quinoa e outros grãos são ricos em fibras. Eles ajudam a nivelar o açúcar no sangue, além de contribuir para uma boa saúde cerebral.
  • Nozes: ricas em antioxidantes e gorduras saudáveis. Na prática, elas auxiliam na proteção de células cerebrais e melhoram a saúde cardiovascular.
  • Feijão: alimento rico em fibras e proteínas. O feijão ajuda a melhorar a saúde intestinal e reduz inflamações. Além disso, ele atua contra a diabetes tipo 2.
  • Frutas: açaí, morango, banana e mirtilo são ricas em antioxidantes. Na prática, elas combatem o estresse oxidativo e protegem o cérebro.
  • Sementes: Elas são pequenas, mas poderosas para auxiliar o bom funcionamento do cérebro e do coração. A chia, por exemplo, é conhecida por ser fontes de fibras e ácidos graxos ômega 3.

Como esses alimentos podem ajudar na prevenção?

De acordo com especialistas, os chamados superalimentos citados acima, auxiliam o intestino na produção de substâncias benéficas. Elas combatem inflamações, regulam o açúcar no sangue e, além disso, protegem as células do cérebro.

Além disso, os especialistas recomendam o consumo de 30 gramas de fibras por dia. Porém, grande parte da população, consome apenas 20. A dica para alcançar a recomendação é: incluir uma porção de cereais no café da manhã, feijão e nozes no almoço ou lanche, além de frutas frescas como sobremesa.

Seguindo as dicas acima, você poderá evitar a diabetes e o Alzheimer.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!